Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

Com o objetivo de reconhecer a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade, o Prêmio MPE Brasil anuncia as empresas finalistas na etapa estadual – ciclo 2014, nesta quarta-feira, 18, no Teatro Sesc Palmas, localizado na 502 Norte.

O Prêmio MPE Brasil funciona como um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, e pretende reconhecer em âmbito estadual pequenos negócios que promovem anualmente o aumento da qualidade, competitividade e disseminação de conceitos e práticas de gestão em seu segmento.

Nesta edição, 1.114 empresas se candidataram ao Prêmio MPE, que é constituído por oito categorias: agronegócio, comércio, indústria, serviços de educação; serviços de saúde, serviços de tecnologia de informação (desenvolvimento, implantação e gerenciamento de software), serviços de turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos) e serviços (empresas de serviços que não se enquadrem nas categorias de serviços acima).  

As empresas são avaliadas pela qualidade da gestão e capacidade empreendedora e podem optar também por se candidatar ao Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e também ao Destaque de Inovação. As empresas vencedoras na etapa estadual habilitam-se automaticamente para competir na etapa nacional, que acontece no próximo dia 25, em Brasília (DF).

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Tocantins, Higino Piti, o processo de avaliação é fundamentado nos critérios de excelência da gestão disseminados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “Em conformidade com o Prêmio Nacional da Qualidade, adaptado para a realidade das micro e pequenas empresas do país, o MPE Brasil produz uma evolução de gestão para as empresas participantes. Se observa melhorias desde a gestão empresarial até práticas inovadoras implantadas nas empresas”, comenta o diretor técnico.