Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Promover atividades de aventuras, educação e lazer com foco na preservação do meio ambiente e no uso racional da água é o objetivo do Dia da Aventura, que será realizado no próximo domingo, 22, na Praça da Árvore, localizada em Palmas, às margens do Córrego Sussuapara, na LO4. O evento faz parte da programação da Semana da Água, organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A programação será aberta no sábado, 21, e segue até dia 27 deste mês.

O objetivo, de acordo com informações da Pasta, é que a Praça da Árvore se transforme em um imenso parque de diversões sustentáveis. Serão dez estações de entretenimento, como: escalada de bloco indoor, slackline, arvorismo, caça ao tesouro, trilha ecológica nas margens do Córrego Sussuapara, dentre outras atrações voltadas ao público com idades de 0 a 90 anos, que desejam se tornar um aventureiro consciente.

O evento será aberto às 8h, com o Momento Cívico, e contará com a participação do Grupo de Escoteiro Católico de São Paulo. Em seguida teremos uma apresentação teatral com a peça: “O Mundo em 2070”, logo após teremos as práticas de atividades esportivas e ecológicas.  Às 18h, teremos a apresentação do Projeto “Vamos Cirandar” - show com a Banda D´vinil e intervenções artísticas. De acordo com a organização do evento a expectativa é de que mais de 200 famílias participem das atividades.

Para Gustavo Borges, um dos organizadores do evento, “a preservação ao meio ambiente deve ser praticada e compartilhada, da criança ao adulto, como um programa familiar consciente, onde aliar a aventura ao lazer é uma forma de preservar não só o meio ambiente, mas, sobretudo, um futuro mais sustentável para as próximas gerações e brincar é a melhor forma de aprender, e a meta do Governo do Estado, ao promover o Dia da Aventura, é que crianças e adultos se conscientizem do seu papel ativo na preservação do meio ambiente”, afirma Gustavo Borges.

O vento contará com a presença da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, do Subsecretário, Fábio Lelis, de ambientalistas, organizações não governamentais e da comunidade em geral. 

Confira a programação:

Data: 22/03/2015

Dia da Aventura Lazer e cidadania – Local: Praça da Árvore

8h - Momento cívico com Grupo Escoteiro Católico São Paulo;

8h30min - Apresentação Teatral com a peça “O Mundo em 2070”;

10h - Gustavo Borges - Arvorismo, Trilha Ecológica, Escalada de Bloco Indoor;

18h - Projeto “Vamos Cirandar” – Show com a Banda D’vinil e intervenções artísticas;

Promoção: Semarh/ Prefeitura de Palmas/ Federação de Esporte/ Ecoterra e Secretaria Estadual de Cultura. (Ascom/Semarh)