Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Os moradores da região de Taquaruçu Grande realizam neste sábado, 21, mais um mutirão de limpeza nas margens da rodovia TO – 020, que vem se tornando depósito de lixo e entulho e que oferece risco de contaminação das águas do córrego se constitui na maior fonte de abastecimento de Palmas. O mutirão, que integra a programação do Dia Mundial da Água é organizado pela Associação de Proteção do Taquaruçu, Água Doce, com apoio da ET João Beltrão, do PEL/APA e, neste ano, com  a participação de várias instituições que integram a Programação da 6ª. Semana Estadual da Água.

“Nosso grande objetivo não é apenas retirar o lixo depositado nas margens da rodovia, mas alertar sobre o nível de degradação da bacia do Taquaruçu que responde por 70% do abastecimento de Palmas”, explica a presidente da entidade professora Noeli Maria Stürmer que explica que o córrego sem sofrendo forte impacto do uso indiscriminado de suas águas e com a especulação imobiliária. A presidente ressalta que o mutirão serve ainda para chamar atenção dos moradores para a coleta seletiva do lixo.

Noeli explica que a coleta seletiva na região já começou, mas que para funcionar de forma efetiva é preciso, de parte  dos moradores e visitantes, a colaboração, depositando o lixo reciclável (vidro, plástico e papel), devidamente separado, nos locais indicados. Há containers espalhados por toda a região.  A presidente avalia que a reciclagem é boa para todos. Ajuda a alimentar uma indústria que emprega muita mão de obra, protege o meio ambiente e gera menos lixo. Noeli destaca que a Taquaruçu é a primeira região rural a adotar a coleta seletiva.

Programação:

Dia 20 – realização de uma edição do Projeto Conhecer da ETI João Beltrão, com visita às famílias da região e plantio de árvores nas margens do Ribeirão Taquaruçu Grande;

Dia 21 – Realização do mutirão de limpeza no trecho de cinco quilômetros entre a Escola de Tempo Integral João Beltrão até e a Paróquia Bom Jesus da Serra.  O mutirão terá inicio às 07:30h com encerramento previsto para as 11:00h.