Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

No ano passado, as chuvas provocaram estragos nas lonas das tendas no Câmpus Palmas

No ano passado, as chuvas provocaram estragos nas lonas das tendas no Câmpus Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação No ano passado, as chuvas provocaram estragos nas lonas das tendas no Câmpus Palmas  No ano passado, as chuvas provocaram estragos nas lonas das tendas no Câmpus Palmas

Alunos do curso de administração (2013/2) com participação de estudantes do curso de ciências econômicas (2014/1) na Universidade Federal do Tocantins (UFT) reuniram-se nos meses finais do ano de 2014 para obtenção de assinaturas em prol de melhorias estruturais, principalmente nas coberturas das tendas pelo Câmpus Palmas. Há cinco meses da reivindicação e resposta da UFT, segundo informou uma das líderes do movimento estudantil, Palloma Passos, em entrevista ao Conexão Tocantins na terça-feira, 17, as reivindicações não foram atendidas. “Nós ficamos chateados em saber que para a UFT é mais importante construir praças para socialização do que arrumar as passarelas e a iluminação que são necessidades dos alunos”, disse.

Palloma Passos que é estudante do curso de administração na Universidade, disse que entre os meses de setembro e outubro foram colhidas mais de 600 assinaturas de estudantes.

Os universitários encaminharam a UFT documento juntamente com as assinaturas, reivindicando conserto e manutenção das passarelas que interligam os blocos na instituição, considerando estado precário na cobertura das tendas, ferrugem nas colunas e ainda pouca iluminação no período noturno. Através de ofício com data de 3 de outubro de 2014, o subprefeito do Centro Universitário de Palmas, Luciano Lima Gomes da Costa, respondeu aos estudantes que a manutenção ou reforma das passarelas do Câmpus da Capital seriam efetuadas na segunda etapa do Projeto Plano Integrado de Palmas sem oferecer um tempo estimado.

UFT

A Universidade Federal do Tocantins por meio da Prefeitura Universitária informou ao Conexão Tocantins que a reforma das passarelas do Câmpus Palmas já está em andamento. A UFT ainda informou que a troca das coberturas está prevista para a segunda etapa, pois está momentaneamente parada até a aprovação do orçamento pelo Congresso Nacional para dar continuidade às atividades. Ambas ações contempladas no Projeto Plano Integrado de Fortalecimento da Infraestrutura Urbanística da UFT.

A UFT também esclareceu ao Conexão Tocantins que no mês de fevereiro deste ano, boa parte da iluminação no Câmpus de Palmas, em caráter emergencial, foi restabelecida através de uma ação conjunta da equipe técnica da subprefeitura do Câmpus com apoio da Prefeitura Municipal. Segundo a UFT, foram colocados holofotes em postes de iluminação na via de entrada do Câmpus, bem como em toda a nova parte predial (laboratórios) no Câmpus, para atenuar a deficiência da iluminação, além das trocas das lâmpadas. A Universidade posicionou que está prevista a continuidade dos reparos na próxima semana. "Para a efetivação da iluminação plena do Câmpus, os técnicos da UFT estão trabalhando na fase da orçamentação da licitação que resultará na execução do serviço", explicou. (Matéria atualizada às 14h47min)