Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

O Auditório da Fecomércio, em Palmas, recebeu profissionais contábeis em busca de atualização sobre Imposto de Renda Pessoa Jurídica. O curso está sendo ministrado pelo contador e auditor independente Liviel Floresta. Com carga horária de 12 horas a capacitação conta com cerca de 100 inscritos, profissionais que atuam em diversas regiões do Tocantins. O Curso é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade (CRCTO), em parceria com a Fecomércio.

A abertura do curso foi feita, nesta segunda-feira (24), pelo presidente do CRCTO, Sebastião Célio Costa Castro. "O contador é como um  médico que cuida da saúde da empresa, deste modo é preciso estar sempre atualizado para prestar cada vez mais um serviço de qualidade", afirmou Castro.  

Dentre as abordagens feitas no primeiro dia de curso, Liviel Floresta tratou sobre a  "Legislação Societária  x Tributária x Convergência", ressaltando as novas normas de contabilidade  e a importância da atualização do profissional para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. "O profissional que quer se manter no mercado precisa estar sempre atualizado", afirmou o contador.

Geovane Martins, contador atuante em Palmas afirmou que "não tem como um contador trabalhar, fazer auditoria sem se atualizar constantemente, em função das inúmeras mudanças nesses últimos 10 anos. E o curso vem trazer esse conhecimento, é muito importante". Para a contadora Ivanilde Ramos, "é muito importante está se atualizando para continuar na área, se não tiver em dia com a legislação não tem como atuar".

O curso encerrou na manhã desta terça-feira (24) e encerrou o ciclo sobre o tema, sendo realizado também em Araguaína e Gurupi.

Mestrado Contabilidade

Durante a abertura do curso o presidente do CRCTO, Célio Castro, trouxe novidades aos participantes  e anunciou a aprovação do mestrado em Contabilidade pela Capes. Castro ainda afirmou que o Plenário do Conselho Federal de Contabilidade aprovou o custeio de 30% do valor da pós graduação stritu senso, e que o CRCTO continua  buscando financiamento e o apoio de instituições parceiras.

O mestrado será desenvolvido pela Unisinos, com parceria da Universidade Federal do Tocantins. O professor Milanez  Silva de Souza, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFT e também do mestrado reforçou que esse é atualmente o único da região Norte. São 25 vagas  e  três linhas de pesquisa, Contabilidade Pura; Controle de Gestão; e Finanças. O Edital deve sair nos próximos dias, o processo seletivo vai até Julho e as aulas estão previstas para Agosto. "Fiquem motivados é um crescimento e todos nós precisamos disso", afirmou Souza.