Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Poder Judiciário do Tocantins continua avançando com a digitalização dos processos físicos que ainda restam em seu acervo. Com a finalização dos trabalhos de virtualização na 1ª Vara Cível, a mais nova Comarca a entrar 100% para a era digital é a de Guaraí.

O diretor do Foro, juiz Fábio Costa Gonzaga, falou sobre a importância e os benefícios que a digitalização trará para a Comarca. “Considero um marco. Estamos 100% digitalizados e isso proporciona mais eficiência e menos gastos de recursos públicos”, afirmou o magistrado, que também é titular da 1ª Vara Criminal, digitalizada em outubro de 2014.

Na 2ª Vara Cível os trabalhos de virtualização foram coordenados pelo juiz Ciro Rosa de Oliveira que comentou o avanço conquistado. “Vai mudar muito e para melhor. Facilitará o acesso das partes e proporcionará um sistema mais célere”. 

Já no Juizado Cível e Criminal de Guaraí, um dos primeiros a concluir os trabalhos de virtualização de seus processos, a coordenação foi realizada pela juíza Rosa Maria Rodrigues Gazire, que já sente as mudanças trazidas pelo sistema e-Proc. “O primeiro fator é a agilidade no andamento dos processos, mas a digitalização trouxe ainda economia de papel, a otimização do trabalho do cartório, facilitou o acesso à Justiça tanto para o advogado, quanto para o cidadão, dentre outras vantagens”, afirmou.

1ª Vara Cível de Guaraí

Na 1ª Vara Cível a conclusão os trabalhos de digitalização do acervo físico remanescente foi finalizada com sucesso graças ao trabalho de uma equipe formada pelos servidores, que virtualizaram o total de 1.376 processos.

A ação foi coordenada pelo magistrado titular da Vara, juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, e segundo ele, “o apoio da comunidade jurídica foi fundamental e a finalização do processo de digitalização vem para promover a modernidade e a integração”.

O Núcleo de Apoio às Comarcas - Nacom auxiliou nos trabalhos fazendo a inserção de 250 feitos da Vara no sistema e-Proc. O processo de virtualização contou ainda com a participação da Prefeitura Municipal de Guaraí na digitalização de 87 processos de execução fiscal. (Ascom TJ)