Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Fernando Alves

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Defesa Civil e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), inaugura na quarta-feira, 25, em Palmas, as novas instalações da Sala de Situação, responsável pelo monitoramento dos quatro reservatórios das usinas hidrelétricas presentes no Estado, dos municípios em situação de estiagem ou em regiões propícias a enchentes, como também dos focos de calor e incidência de queimadas. A inauguração contará com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.

A Sala de Situação funciona como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisões emergenciais. Para a coleta de informações, foram instaladas 31 estações hidrometeorológicas em diversos pontos no Estado, responsáveis por coletar dados referentes ao monitoramento da qualidade da água, vazão de rios e mananciais, como também os índices pluviométricos daqueles pontos estratégicos. Para a ampliação dos serviços, foram investidos cerca de R$ 120 mil em equipamentos e mobiliário, com recursos oriundos da ANA e do Governo do Estado.  

Segundo a secretária estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Meire Carreira, os dados servem também para orientar a emissão dos documentos da outorga da água. “Com base nestas informações, é possível conceder ou não o documento, em decorrência de situações de estiagem e seca”, afirmou. De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Peterson Queiroz Ornelas, uma equipe da Defesa Civil também trabalha no local, monitorando imagens de satélite que indiquem focos de calor e queimadas. “Com estes dados, podemos acionar as unidades da Defesa Civil naqueles municípios para agir com mais rapidez no combate aos focos de incêndio”, afirmou.

Também para contribuir na formação e pesquisa de estudantes tocantinenses, o centro funciona como laboratório acadêmico de coleta e interpretação de dados técnicos para alunos da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). (Secom-TO)