Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla

Foto: Josy Karla

Um espaço onde as informações de Saúde são analisadas sistematicamente por uma equipe técnica a fim de possibilitar o planejamento e ações ágeis e assertivas que atendam as demandas. Assim funciona a Sala de Situação da Saúde, localizada no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde.

No espaço de inteligência, dados sobre mortalidade, natalidade, doenças, epidemias e boletins são atualizados diariamente e qualquer pessoa pode acompanhar as informações das regiões de saúde do Estado e de cada município, conforme explicou o técnico do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (Cievs), Wagner Santos de Jesus. “Aqui temos a junção de todos os bancos de dados, do Sistema de Informações sobre Mortalidade (Sim), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e vários outros relacionados à saúde. Nós fazemos a integração desses dados para que os técnicos e a população tenham conhecimento do que está ocorrendo”, afirmou.

“Com a sala, os técnicos responsáveis pelas análises têm disponível um acervo maior em menos tempo e assim podem discutir e encontrar soluções mais rapidamente”, destacou Wagner, acrescentando que “os municípios também terão acesso aos sistemas para abastecimento dos dados e para que se programem e possam resolver determinados problemas que venham a surgir”.

A diretora de Gestão da Vigilância em Saúde, Luciana Ferreira, lembra que a Sala de Situação da Vigilância é um braço do Integra Saúde, que funciona na sede da Secretaria de Saúde, e concentra informações estratégicas para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. “Assim como no Integra, aqui na Vigilância nós conseguimos monitorar os indicadores de saúde para que possamos trabalhar com mais eficiência na tomada de decisão e consequentemente na prevenção das ações. As informações são recebidas dos municípios e analisadas”, lembra.

A Sala de Situação do Tocantins foi implantada em parceria com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e apoia a Vigilância em Saúde.

Vigilância em Saúde

No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e as atitudes adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho.