Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Valério Zelaya

Na tarde desta quinta  -feira, 26, o  ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, e um dos autores do livro e dos filmes Tropa de Elite I e II, Rodrigo Pimentel, visitou à sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, onde foi recebido pelo gestor da pasta Francisco Viana, pelo superintendente da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Josivan Cardoso, superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranilto Sales, do secretário de Educação, Danilo Melo,  inspetores, guardas e servidores da administração.  

Durante a visita Pimentel, conheceu o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) onde fica a sala de funcionamento do mecanismo de videomonitoramento para segurança patrimonial e urbana e gerenciamento de informações relacionadas com mudanças climáticas e mitigação de desastres junto à sala de situação da Defesa Civil Municipal. 

Em um bate-papo descontraído na sala de reuniões, Pimentel falou sobre as suas experiências enquanto era comandante do Bope, abordou alguns temas na área de segurança pública, como política  salarial de um Policial Militar no RJ que trabalha na Upps e no Bope, redução da maioridade penal, municipalização da segurança, aparato de repressão, escola de formação de guardas municipais e  investimentos em segurança.

De acordo com Pimentel, há fortes setores do Governo Federal que defendem a municipalização da segurança pública. “Acredito que em um futuro próximo a tendência é que a segurança pública seja municipalizada” 

Questionado se é a favor ou contra a redução da maioridade penal, o ex-comandante do Bope foi enfático. “Só este ano 8.300 adolescentes foram apreendidos no Rio de Janeiro. Acredito ainda na educação como forma de prevenção, mas posso está sendo conservador, mas para protegê-los, hoje eu defendo a redução da maioridade”, disse. 

No final da visita, Pimentel tirou fotos com a equipe e  elogiou a estrutura da Guarda Metropolitana de Palmas. “Percebo que a Guarda Metropolitana de Palmas está muito bem equipada, sendo referência para o País como modelo a ser implantado caso o Governo Federal implante a municipalização da segurança publica”, disse.

Palestrante e consultor de segurança da Rede Globo de Televisão, Pimentel, inspirou o personagem Capitão Nascimento na obra de ficção. Pimental esteve em Palmas para participar do lançamento do Programa de Valorização do Servidor, quando proferiu, na manhã desta quinta-feira, 26, palestra com o tema “Como formar uma tropa de elite”, que traz uma inspiração sobre o trabalho em equipe, o alcance de metas e a superação. (Secom Palmas)