Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Jeeferson Ferrari

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Gurupi deram inicio na manhã desta segunda-feira (06), no Centro Cultural Mauro Cunha, a uma programação diversificada voltada a comunidade gurupiense em comemoração aos 10 anos.

“Parte da equipe do Samu vai ficar até 19 horas para atender o cidadão que tenha interesse em conhecer um pouco mais o nosso serviço”, explicou a coordenadora de Educação em Urgência do Samu, Leticia Urzedo.

Atendimentos

Segundo a coordenadora de Enfermagem do Samu, Marcineide Maria da Silva, durante toda essa segunda-feira, equipes do Samu e Bombeiros estão realizando várias atividades de conscientização a comunidade. “Objetivo é que o cidadão saiba diferenciar a atuação do Samu e dos Bombeiros e conheça as atividades realizadas por cada um. Montamos uma estrutura com Estandes de simulações de parada cardíacas, engasgos, intoxicações, partos, convulsões entre outros trabalhos realizados pela Samu e Bombeiros”, explicou a enfermeira.

“O trabalho do Samu em Gurupi é muito importante, por isso a comunidade precisa participar junto conosco desse evento e conhecer mais das ações realizadas por essa bela equipe que luta para salvar vidas. Quando me tornei Prefeito de Gurupi, fiz questão de investir em boa estrutura para esses profissionais e hoje estamos colhendo o belo trabalho realizado por eles” disse o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

História

Criado em primeiro de abril de 2005, o Samu em Gurupi, tem atualmente 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativo.  

O Samu atende em Gurupi e mais nove municípios da região sul do Estado em um raio de 100 quilômetros, além de ocorrências atendidas na zona rural A média é de 80 atendimentos por dia.

Pioneiros

O médico Whashington Feitoza Bispo é coordenador geral do Samu e foi um dos primeiros a atuar no serviço de urgência e emergência na cidade. “O Samu em Gurupi é uma história de lutas e conquistas. O serviço não podia ter em Gurupi porque a cidade não tinha o número de habitantes suficientes, foi quando eu e outros companheiros fizemos a proposta que os atendimentos também fossem feitos em outras cidades da região”, disse.

Para o médico, Celso Rocha da Silva, que também trabalha nos atendimentos de urgência, o Samu vive uma evolução e valorização por parte da gestão municipal de Gurupi. “Lembro que tínhamos poucas ambulâncias e equipamentos que às vezes não eram suficientes. Agora com o passar dos anos essa realidade mudou, são quase 100 profissionais trabalhando conosco e ambulâncias novas e equipadas”, afirmou.

Na terça-feira (07), os bombeiros e Samu, farão simulações de atendimento. A ação acontece no parque mutuca, no centro de Gurupi a partir das 17 horas. (Matéria atualizada às 17h14min de 07/04/15)