Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

O Tocantins ocupa a 7ª posição no ranking nacional de bovinos em confinamentos, com aproximadamente 150 mil animais confinados a cada ciclo, que acontece num período de 90 a 120 dias, no final da engorda dos bovinos, com a participação de 40 produtores. Para promover e divulgar as boas práticas neste sistema, a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza, de 28 a 30 de abril, a etapa do curso Escola de Confinamento 2015, em Paraíso do Tocantins.

O objetivo é treinar produtores e técnicos, que utilizam o sistema de engorda em confinamentos ou que pretendam investir no uso dessa tecnologia. O curso será realizado na Associação Comercial de Paraíso, nos dias 28 e 29, das 8h às 18h, com palestras que abordarão os seguintes assuntos: manejo racional, nutrição de bovinos, sanidade animal, gestão, produção de silagem e manejo de pastagens. E dia 30, acontece a visita técnica em uma unidade de confinamento, próximo à cidade.  

O treinamento visa fomentar o uso adequado do sistema de confinamento nas prerrogativas das boas práticas defendidas pela entidade em seu Programa da Qualidade Assegurada (PQA Assocon). “O curso trará informações sobre as ferramentas que aprimoram o sistema de confinamento, tais como espaçamento, sombreamento, ração e tempo de confinamento, adequados”, esclarece a gerente de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Érika Jardim.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.assocon.com.br  no valor de R$ 120,00, por participante. Lembrando que as vagas são limitadas e que os associados e colaboradores de confinamentos filiados a Assocon, que fizerem a inscrição pela Seagro, terão um desconto na taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00.

Escola de Confinamento 

Nos últimos quatro anos 593 pessoas foram qualificados pela Escola de Confinamento, que já circulou em 15 diferentes cidades do Brasil (Ascom Seagro)