Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O estudante do Ensino Médio Integrado ao curso técnico de Mecatrônica do Campus Palmas, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Arthur Barreto, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) de 2014.

Arthur, que tem apenas 15 anos, foi o único estudante do Tocantins premiado na OBFEP 2014. Mais de 160 mil alunos da rede pública municipal, estadual e federal fizeram as provas da Olímpiada. No Tocantins mais de 1700 estudantes participaram. Pela conquista, além de receber a medalha de prata nacional, Arthur também vai receber uma medalha de ouro da Coordenação Estadual de Física, pela excelente pontuação obtida na prova. Arthur receberá as medalhas em uma cerimônia que deve ocorrer em breve. 

Para Arthur, que tem uma rotina diária de estudos, que envolve matemática avançada, calculo e inglês, a conquista reflete sua dedicação. “Eu sempre gostei muito de estudar e para mim é um prazer resolver questões. Quanto mais difíceis mais vontade tenho de resolver”, conta o estudante. Arthur diz que ficou feliz com o resultado da OBFEP, mas que quer chegar ainda mais longe. “Quando fiz a prova eu esperava um bom resultado. Fiquei feliz com a prata, mas quero ter um resultado melhor”, diz ele, que tem o sonho de no futuro se tornar engenheiro aeroespacial.

“Campeão das exatas”

Com essa conquista, Arthur, que já pode ser chamado de “campeão das exatas” do Campus Palmas, chega à marca de três medalhas em olímpiadas nacionais, que envolvem as ciências exatas. Em 2013, Arthur garantiu a medalha de bronze na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas (OBMEP) e em 2014 ele também ficou com o bronze na modalidade teórica da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Além disso, em 2013, Arthur também recebeu menção honrosa por sua participação na Olimpíada Catavento de Ciências – OCC, que testou os conhecimentos dos estudantes em Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química.