Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O estudante do curso técnico integrado em Informática do Campus Araguaína, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Vinicius Cainã Barros, conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), edição de 2015. O resultado da premiação foi divulgado pela organização na última segunda-feira, 7.

Vinicius comemorou sua vitória e declarou surpreso com o resultado. “Eu gosto de estudar coisas da física, é muito bom poder descobrir cientificamente o porquê das coisas, foi a primeira vez que fiz a prova, nunca esperei chegar tão longe, estou muito feliz”, disse.

O aluno, que tem apenas 15 anos, foi o único estudante do Tocantins premiado na OBFEP 2015. Alunos de 31 escolas da rede pública de ensino municipal, estadual e federal participaram da competição no estado. Com essa conquista, Vinicius é chamado pelos colegas de “papa medalhas”. Ele chegou à marca de cinco premiações em competições nacionais que envolvem as ciências exatas. Em 2015, ganhou: medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); medalha de bronze na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG); troféu de vice-campeão na Jornada de Foguetes; e menção honrosa por sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

OBFEP 2016

As inscrições para a OBFEP 2016 seguem até o dia 27 de maio e são realizadas via escola, que deverá realizar o cadastro no site da olimpíada, disponível aqui, e indicar um professor responsável para organização das etapas da competição.

A OBFEP é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Os objetivos dessa olimpíada são a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.