Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Josy KArla

Com objetivo de levantar informações e acompanhar de perto o andamento dos projetos habitacionais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sedruh), realizou na tarde desta última terça-feira, 14, visita às obras habitacionais, em Palmas. A iniciativa da Diretoria de Projetos Habitacionais e da Gerência de Habitação de Interesse Social reuniu arquitetos, engenheiros e técnicos do social da pasta para alinhar as ações desenvolvidas pela engenharia e pela equipe de projetos sociais nas obras de habitação.

Para a diretora de Projetos Habitacionais, Tatiane Alves da Silva, a realização da visita em conjunto pela equipe de engenheiros e do social facilita o atendimento aos beneficiários. "Precisamos conhecer de perto a realidade das obras para alinharmos as informações e assim repassarmos diretamente aos beneficiários" garantiu.

A equipe visitou cinco obras em andamento na Capital. No Jardim Taquari, Quadra T-23, unidades do Projeto Prioritário de Investimentos (PPI - Favelas ), e do Pró-moradia. Na quadra Arso131, onde estão em fase de finalização 654 unidades, as técnicas do social fizeram questão de visitar as casas adaptadas a portadores de necessidades especiais. "A habitação trabalha voltada para a inclusão. Então buscamos ver de perto se atendem às necessidades e anseios destas pessoas. O direito da habitabilidade perpassa pela qualidade. Não basta ter o local, tem que ser de qualidade", pontuou umas das técnicas do social, Rita di Cássia Bartok.

As obras dos apartamento do Pró-moradia na Arso 92 e na ALCNO 33 também receberam a vista da equipe. Em cada uma das paradas as técnicas aproveitavam para repassar aos engenheiros e arquitetos as perguntas que os beneficiários mais costumam realizar. O arquiteto fiscal de obras e contratos, Helder Machado, destacou que esses esclarecimentos são fundamentais. "Os setores têm que caminhar juntos para que um bom seviço seja prestado a população", comentou. 

Projetos habitacionais

Desde o início da gestão, a Sedruh está fazendo um levantamento de todas as obras habitacionais no Estado que estavam paralisadas ou em andamento e tomando medidas administrativas para a retomada e celeridade da realização dos Programas Habitacionais.“Estamos realizando análise de contratos e buscando viabilizar as contrapartidas e a retomada das obras, também fizemos uma parceria com a Controladoria Geral do Estado (PGE) para realizar auditoria nos contratos firmados. Além da mobilização da equipe técnica para acompanhar de perto todos os Projetos”, ressaltou o secretário da Sedruh Aleando Lacerda. (Ascom Sedruh)