Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lia Mara

O governador Marcelo Miranda, acompanhado da vice-governadora, Cláudia Lelis, recebeu na tarde desta sexta-feira, 17, a Folia do Divino Espírito Santo, do município de Monte do Carmo/TO. A bandeira foi recepcionada pelo governador na entrada do Palácio Araguaia.

Seguindo a tradição popular religiosa, a visita à sede do Poder Executivo faz parte do giro da folia, que percorrerá durante 34 dias vários locais, anunciando a presença do Espírito Santo. Um momento de fé, como lembrou o governador. “A fé é o que nos move. É o que nos dá a certeza de que vamos superar todos os obstáculos”, pontuou, ao falar da importância de se respeitar e valorizar as tradições culturais. “Temos que apoiá-los. É a nossa missão, do nosso governo, continuar apoiando a cultura tocantinense", destacou.

Imperador da Folia, padre Jairon Bezerra de Carvalho reforçou que é gratificante ver a entrega das pessoas para levar a folia a todos os moradores do município de Monte de Carmo e região. “É gratificante ver a fé do povo, a disponibilidade de estar sempre disposto a trabalhar para o reino de Deus", pontuou.

Aldenir Oliveira, 55 anos, comerciante de Porto Nacional, há quatro anos mantém a tradição e participa como folião. “Sou muito devoto do Divino Espírito Santo. Já fui Imperador e Encarregado da Folia, e de lá para cá sempre acompanho. É um momento muito importante para minha fé”, disse, emocionado.

Folia

A Folia do Divino Espírito Santo inicia o giro no Domingo de Páscoa para celebrar a ressurreição de Cristo. A chegada a Monte do Carmo está marcada para o dia 09 de maio, a partir das 14 horas. Os donativos que são recolhidos durante o giro são para a festa do Imperador , que acontece nos dias 16 e 17 de julho.