Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Franco Lopes

A secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, na manhã desta sexta-feira, 24, prestigiou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Selo Capim Dourado. A solenidade  aconteceu no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

O Termo que visa a implementação do Selo de Identificação Geográfica do Artesanato do Capim Dourado na região do Jalapão, foi assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A secretária Patrícia Amaral, ressaltou a importância da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a UFT. “É uma conquista extremante importante para o Estado do Tocantins e para os artesãos que produzem as peças. O artesanato Capim Dourado já é visível no mercado brasileiro e internacional, e o selo vem agregar a identidade das peças artesanais que são produzidas na região do Jalapão”, disse a secretária. 

A titular da Setas lembrou ainda que o capim dourado é a principal geração de renda e emprego para maioria das famílias que residem na região e que o deferimento da indicação geográfica pelo INPI reconhece o Jalapão como centro produtor da arte.

O Selo tem o intuito de agregar valor a ativos intangíveis de uma determinada região brasileira. No Brasil, existem 38 registros das Indicações Geográficas, sendo a do Artesanato do Capim Dourado na região do Jalapão, a única indicação da Região Norte.

A vice-governadora do Estado, Claudia Lélis, que representou o Governador do Estado, Marcelo Miranda na solenidade, destacou a importância do selo de identificação no artesanato tocantinense. “Com a adesão dos produtores artesanais ao selo, nossos produtos irá contribuir para o reconhecimento dos produtos originários do Jalapão feitos artesanalmente, evidenciando assim a sua autenticidade e qualidade”, argumentou a vice-governadora.

Segundo o secretário interino da Secretaria da Cultura, Adão Francisco de Oliveira, o selo enaltece o artesanato tocantinense. “O objetivo do selo é de promover a identificação e procedência das peças do Capim Dourado que é produzido pelos artesãos da região do Jalapão, o selo vem agregar valor ao produto que já é comercializado tanto no Brasil como no exterior”, concluiu.

O fiscal da Associação do Capim Dourado da região do Jalapão, e morador na comunidade do Mumbuca, Maurício Ribeiro da Silva comemorou a conquista. “Estamos felizes por essa conquista do nosso artesanato, o selo vem consolidar todo nosso trabalho de artesanato, mostrar nossa identidade cultural e valorizar ainda mais nosso produto”, destacou Maurício.

Identidade

De acordo com o INPI, a certificação garante aos produtos e serviços uma identidade que os diferencia no mercado consumidor, em função de características geográficas, históricas e socioculturais, os projetando para além de sua área geográfica. (Ascom Setas)