Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Para difundir novas tecnologias e levar conhecimento aos produtores rurais, a Coapa – Cooperativa Agroindustrial realizou na manhã desta sexta-feira, 24 de abril, o Dia de Campo do Milho. O evento técnico na Fazenda São Pedro, na zona rural de Pedro Afonso (TO), recebeu um bom público formado de produtores, técnicos e interessados no assunto.

Foram apresentados os primeiros resultados de experimentos com 17 variedades de milho cultivadas em uma  área de oito hectares. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento das plantas, produtividade, resistência a pragas, capacidade de adaptação, entre outros fatores. A instalação do campo experimental teve o apoio da Syngenta, Primaiz, Pionner, Dow AgroSciences, Nidera, Bayer e Nortox.

Na ocasião, os participantes percorreram as estações e receberam informações técnicas de profissionais da Syngenta, Pionner, Sementes Dow AgroSciences e Bayer, que apresentaram as novas tecnologias em sementes e defensivos agrícolas voltadas ao cultivo do milho, uma das culturas que atualmente mais apresentam rentabilidade no mercado de grãos.

Os oito hectares onde foi implantada a área experimental localizam-se na propriedade do associado da Coapa Evanis Roberto Lopes. Nesta Safrinha, o produtor plantou 100 hectares de milho. Para ele, experimentos como o realizado pela Coapa e empresas parceiras é fundamental para se definir quais variedades se adaptam melhor ao solo e clima da região. “O custo de produção é alto. Se o produtor sabe qual semente é melhor, a chance de ter uma produção maior mais ganhos financeiros aumenta consideravelmente”, avalia.

Um dos pioneiros no cultivo de milho em grande escala em Pedro Afonso, Edmar Correa plantou 800 hectares na atual Safrinha e espera ampliar a área para 1200 hectares em 2016. O foco é atender o mercado externo. Ele enfatiza que o Dia de Campo serve para conhecer novas tecnologias, se atualizar e também para trocar experiências com outros produtores. “O mercado do milho está em alta com as exportações. Então é importante conhecermos a cultura do milho”, disse.  

Presente ao evento, o vice-presidente da Coapa, Moacir Catabriga, reforçou que a cooperativa investe em pesquisa e oferece condições para seus associados terem acesso as melhores tecnologias voltadas à produção de grãos.

Experimento com soja

Na Safra 2014/2015, os técnicos da Coapa também realizaram o plantio de uma área experimental de 22 hectares com 25 variedades de soja, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso. A propriedade pertence ao produtor Luiz Gilberto Ramos. A colheita terminou no final do mês passado.