Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras) reuniu-se na tarde da última terça-feira, 28, com o secretário da administração, Geferson Oliveira Barros Filho, para cobrar agilidade na homologação do acordo firmado com os sindicatos da saúde sobre o pagamento dos retroativos e progressões.

Nesta reunião o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, também cobrou a presença do representante do Banco do Brasil para resolver os transtornos gerados aos servidores, que anteciparam os benefícios na financeira, em virtude do Estado não ter feito pagamento dos direitos dos servidores públicos da saúde.

O secretário da administração informou que não foi possível o representante do banco estar presente devido estar em viagem, e sugeriu aos sindicatos que tentaria um atendimento diferenciado aos servidores que anteciparam os valores dos retroativos e progressões.

Quanto à publicação do acordo no DOE, Geferson informou que a procuradoria do Estado está estudando a viabilidade financeira da inclusão das progressões de 2015 para pagamento conforme este acordo, por isso a demora da publicação.

Mas, Manoel Miranda lembra que o prazo estipulado para conclusão deste estudo e publicação termina dia 15 de maio, data de fechamento da folha de pagamento dos servidores públicos do Estado.

Manoel Miranda foi persistente com o gestor na cobrança da homologação no Acordo firmado com as entidades sindicais. “A gestão estadual não poderá enrolar mais a categoria, pois o acordo já foi assinado, compromisso do governo com os servidores da saúde que não aguentam mais esperar por uma ação concreta dos gestores sobre o pagamento desses benefícios”, afirma Manoel Miranda.

Direito

Os servidores que tiverem direito a progressão de 2014, mas, que ainda não foi publicado no diário oficial do Estado, será  garantido o recebimento conforme o acordo firmado.

O Sintras informa que essas publicações devem acontecer até dia 15 de maio, e orienta aos filiados do sindicato que não tiverem seus nomes nas publicações de concessão das progressões procurarem o sindicato para a diretoria tentar solucionar o caso.