Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Palmas realizou neste domingo, 03, na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello localizado no bairro Aureny III, a etapa municipal do 5º Congresso Nacional do PT.

O evento teve como objetivo discutir amplamente a atual conjuntura política, assim como, a formação política para os novos filiados. Houve também debates abertos com os militantes, simpatizantes e movimentos sociais.

Também estiveram presentes no encontro, o Senador Donizeti Nogueira (PT), o Deputado Estadual Zé Roberto (PT), o Presidente Estadual do partido, Júlio César Brasil, o Presidente Municipal do PT em Palmas, George Brito, lideranças, entre outros.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o Deputado Zé Roberto pediu um minuto de silêncio, em homenagem ao senhor Edivaldo Silva Carvalho, 51 anos, popularmente conhecido como Edivaldo dentista, que faleceu na manhã de sábado 02/05, vítima de um acidente automobilístico ocorrido na TO 226 entre Campos Lindos e Goiatins. Ele era o Presidente do PT de Campos Lindos-TO.

Durante o encontro, as diversas lideranças debateram temas como a democratização da mídia, a reforma política, o PL da terceirização, entre outros. Na esfera estadual, foi enfatizado que o PT ocupa espaços estratégicos na gestão do governador Marcelo Miranda, fortalecendo assim, o partido.  

Ainda sobre o cenário nacional, o senador Donizeti Nogueira (PT), lembrou que não podemos deixar que os direitos dos trabalhadores sejam cerceados. “é  necessário haver um levante da classe trabalhadora, das camadas populares, contra a elite preconceituosa e rancorosa, que não aceita que o filho do vaqueiro estude na mesma escola que o filho do fazendeiro; que não aceita que os aeroportos estejam lotados e que tenham filas em locais que eram ocupados apenas por eles”, afirmou.

O Presidente do Diretório Estadual do PT, Júlio César Brasil, afirmou que  o partido está sendo atacado por todos os lados.  “A classe trabalhadora conhece e reconhece o PT como uma ferramenta de libertação. Pois é o partido que é a principal referência para as camadas populares”, disse.

A etapa municipal é uma preparação para o Congresso Nacional. O 5º Congresso Nacional do PT está previsto para acontecer entre os dias 11 e 14 de junho de 2015 em Salvador (BA).

Nele, os delegados e delegadas petistas vão discutir e deliberar sobre a atualização do projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do PT, além da aprovação de um plano de ação partidária para os próximos quatro anos.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif