A abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015) será realizada nesta quinta-feira, 7, às 10 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com a participação do governador Marcelo Miranda. Na ocasião, também haverá o anúncio do início da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e o governador vai entregar equipamentos para os delegados das regionais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec).
As atividades da 15ª edição Agrotins Brasil começaram na terça-feira, 5, e seguem até o próximo sábado, 9, com a expectativa de receber 95 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento.
Além de Marcelo Miranda, também participam da abertura oficial o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, secretários de Estado, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, técnicos e produtores rurais.
Febre Aftosa
A campanha de vacinação contra a febre aftosa, que será anunciada nesta quinta, segue até o dia 31 de maio, com meta é vacinar todo o rebanho de bovinos e bubalinos do Tocantins. De acordo com os dados da última campanha de vacinação realizada em novembro de 2014, o Estado conta com 55 mil produtores rurais cadastrados.
O Tocantins possui hoje uma população de oito milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) e é 11º no ranking nacional no número de animais. Para manter a sanidade do rebanho, os técnicos da Adapec desenvolvem trabalhos constantes de vigilância em propriedades e em eventos agropecuários como: exposições, leilões e feiras.
Entregas
Os equipamentos que serão entregues pelo governador e pelo secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, às Delegacias Regionais da Adapec vão facilitar o trabalho dos profissionais da Agência em suas respectivas unidades. São 29 computadores, 13 impressoras, 14 notebooks e três impressoras portáteis.
Agrotins
Considerando o potencial agrícola do Tocantins, o tema da Agrotins deste ano é "Cadeia produtiva de grãos". A Feira é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior na área de agronegócios da Região Norte do país. A expectativa é para este anos é de movimentar R$ 600 milhões em negócios e capacitar 15 mil pequenos, médios e grandes agricultores.