Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima  A partir do Fórum, as discussões acerca da elaboração do Plano Estadual de Educação serão efetivadas A partir do Fórum, as discussões acerca da elaboração do Plano Estadual de Educação serão efetivadas
  • O presidente do Conselho Estadual de Educação Cicinato Mendes destaca a importância do evento

Palmas será sede, nos dias 7, 8 e 9 de maio, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação da região Norte, que reunirá gestores e educadores dos estados do Tocantins, Pará, Rondônia e Roraima. Também haverá de Santa Catarina, Estado convidado. O evento será realizado no auditório do Memorial Coluna Prestes.

A abertura oficial está prevista para as 19h30, com palestra sobre o regime de colaboração e arranjos educacionais, que será ministrada por Flávia Nogueira, diretora da Secretaria de Articulação com os Sistemas Estaduais de Ensino (Sase) do Ministério da Educação (MEC).

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Tocantins, Cicinato Mendes da Silva, contou que o Fórum será um momento importante para efetivar as discussões sobre a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE). “Um dos assuntos destaque será o regime de colaboração, tema presente nos sete eixos do PEE. Além dos convidados vamos contar com a presença dos educadores que estão à frente do Plano Estadual de Educação e como isso vamos dar embasamento ao nosso planejamento”, explicou.

Também está prevista a participação de representantes dos conselhos municipais de educação, da União Nacional de Secretários Municipais de Educação (Undime), técnicos da Seduc Tocantins e membros do Conselho Estadual de Educação.

Cronograma

No segundo dia de evento as discussões continuam com temas sobre a perspectiva da educação indígena no Brasil e Educação de Jovens e Adultos em diferentes cenários. Já no dia 9, será realizada plenária, coordenada pela professora Suely Melo de Castro Menezes, presidente do Fórum e do Conselho Estadual de Educação do Pará. (Ascom Seduc)