Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes Servidores públicos já podem procurar a sede da Sedruh em Palmas para cadastro Servidores públicos já podem procurar a sede da Sedruh em Palmas para cadastro

A Secretaria de Desenvolvimento Regional Urbano e Habitação (Sedruh) deu início nessa segunda-feira, 11, ao cadastro habitacional dos servidores públicos estaduais no Programa Minha Casa Minha Vida. Através da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sedruh, e o governo federal serão contempladas, inicialmente,  392 famílias de servidores com apartamentos na quadra Arne 61.

A servidora da Secretaria da Saúde, Maria das Graças da Silva, foi uma das primeiras a comparecer ao cadastro, pois há muito tempo esperava uma oportunidade de adquirir um imóvel. “Sou servidora há 20 anos no Estado e minha renda nunca foi suficiente para comprar uma moradia. Acredito que com esse programa vou poder, finalmente, sair do aluguel”, comenta.

A técnica de enfermagem Jackeline Aline Modesto Silva é servidora no Hospital Dona Regina no centro de Palmas e mora em Taquaralto. Para ela será uma oportunidade de morar mais próximo ao local de trabalho. “Tanto eu quanto meu marido trabalhamos aqui no centro e seria bem melhor morarmos mais perto do serviço. Com as condições de pagamento do programa, acredito que vai ficar mais fácil de realizar esse objetivo”, ressalta.

Os servidores públicos estaduais (efetivos, comissionados e aposentados) terão prioridade nessa primeira etapa do programa que depois será ampliado para os demais servidores públicos municipais e federais. Além disso, o Governo do Estado já está procurando viabilizar parcerias para que o Programa seja estendido a outros municípios.

Cadastro

O servidor que tem interesse de participar do programa deverá comparecer à sede da Sedruh, em Palmas, das 8h às 18h, sem intervalo. Para a montagem do dossiê, o servidor deve apresentar RG, CPF, certidão de nascimento, comprovantes de endereço e renda e certidão negativa de imóvel. Se for casado, deve ainda apresentar esses mesmos documentos do cônjuge e a certidão de nascimento. Vale ressaltar que só podem ser beneficiados com o programa pessoas sem restrição financeira e com renda de até seis salários mínimos

De acordo com o subsecretário da Sedruh, Rogério Spielmann, o cadastro vai ficar aberto até serem preenchidas todas as unidades. “É importante que o servidor que quiser ser beneficiado venha o quanto antes se cadastrar, pois serão contempladas as primeiras 392 pessoas que tiverem o cadastro aprovado pelo correspondente bancário da Caixa Econômica Federal”, explica. 

Apartamentos

Os apartamentos terão área de 61,47 m², com dois quartos, sendo um suíte. O imóvel terá um custo de R$ 133.150,00 para o servidor, sendo que no mercado imobiliário um imóvel nas mesmas condições está custando cerca de R$ 170.000,00.

Além de um preço mais baixo do imóvel, o Programa vai oferecer boas condições de pagamento como menor taxa de juros e subsídio. O financiamento prevê uma entrada que será de no mínimo 10%, podendo variar de acordo com a renda, e até 30 anos para quitação. Durante o prazo de obra, o comprador paga apenas a amortização dos juros. (Ascom Sedruh)