Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elias Oliveira

Boa logística, incentivo fiscal e a ampliação da malha viária feitas pelo Governo do Estado, estão entre os atrativos que trazem grandes indústrias para o Tocantins. Representantes de frigoríficos, processadora de soja, empresa de água mineral, entre outros setores têm buscado o mais novo estado brasileiro.

De acordo com o superintendente de desenvolvimento econômico do Tocantins, Vilmar Carneiro, o Estado tem trabalhado para promover o desenvolvimento da indústria. “Atraindo, fomentando, estimulando e fazendo as concessões de incentivos fiscais que se formalizam nas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Secretaria da Fazenda”, apontou.

Apenas nos primeiros meses do ano, dezenas de empresas já buscaram o apoio do Governo. Principalmente as que trabalham no ramo da agroindústria, sendo que ao longo dos anos, a agropecuária tem se mostrado um dos setores mais promissores no Estado. 

Ainda de acordo com Vilmar Carneiro, o Tocantins conta com um diferencial importante em relação às demais unidades da federação. “O Governo, hoje, conta com uma confiança grande de todos os setores de investimento, seja do próprio Estado, de fora e também de investidores internacionais, essa credibilidade é um grande diferencial e temos também um pacote representativo de normas legais que ofertam vantagens para as empresas que desejam vir ao Tocantins”, ressaltou. 

Após seis anos parada por falta de licença, junto ao Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM), a empresa Água Mineral Jalapão, em Guaraí, recebeu a autorização, depois de intercessão do Governo do Estado, por meio do secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza.

Respostas

O Estado tem obtido uma resposta muito positiva das empresas que chegam aos municípios tocantinenses gerando emprego e renda. Entre elas, está a Granol Indústria, Comércio e Exportação S/A, que se instalou em Porto Nacional em 2012 e está ampliando sua planta fabril para esmagamento de soja direto na fábrica, o que vai gerar mais de 400 empregos diretos.

Outro exemplo é a JBS, que inaugurou um frigorífico em Araguaína, no início de fevereiro, com capacidade de abater 700 animais por dia, gerando 500 empregos diretos, e 2,4 mil indiretos. Diante do potencial do Estado, a empresa já procurou o Governo Estadual para a implantação de um novo frigorífico no município de Paraíso do Tocantins. 

Empreendimentos    

Além de desenvolver projetos para recuperação das principais rodovias tocantinenses, o Governo do Estado também tem apoiado a implementação de empreendimentos que favorecem o escoamento da produção do Estado, como o Ecoporto Praia Norte. O Ecoporto é uma estação de transbordo de cargas e o primeiro porto fluvial interestadual, com papel estratégico no fluxo logístico do país, ligando o Estado ao Oceano Atlântico, com a primeira fase da sua obra inaugurada no mês de março com a presença do governador Marcelo Miranda. (Secom-TO)