Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Mais de 120 advogadas estiveram presentes nessa quinta feira, 14, em um café da tarde para lançar oficialmente o “Movimento Mais Mulheres na Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Tocantins” (MMM/OAB-TO).

O movimento é independente e visa integrar as advogadas inscritas na OAB Seccional Tocantins, numa rede de apoio, defesa e fortalecimento da advocacia feminina. Além disso, visa promover uma maior participação das mulheres advogadas na política da Ordem, convidando-as a fazer parte dessa bandeira de renovação e inclusão das advogadas tocantinenses.

A iniciativa pioneira no Tocantins são das advogadas Kellen Pedreira do Vale e Delicia Ferreira Feitosa.

O movimento é referenciado no trabalho desenvolvido pela CNMA -Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal, que lançará em Maceió nos dias 21 e 22 de maio uma Campanha Nacional, durante a I Conferência Nacional da Mulher Advogada.

Durante a reunião, várias conquistas da mulher advogada foram lembradas, inclusive a aprovação da resolução do Conselho Federal da OAB que determina que as chapas, a partir do próximo pleito, sejam compostas por, no mínimo, 30% de mulheres, possibilitando uma maior representação das mulheres advogadas na política da Ordem.

No Tocantins, 41% dos inscritos na Ordem são mulheres, no entanto a participação do gênero nas diretorias e comissões ainda é muito pequena. 

As bandeiras mais relevantes do movimento são: institucionalização de um plano nacional de apoio à mulher advogada, implementar campanha nacional de defesa das prerrogativas das advogadas considerando sua condição de mulher, auxílio e licença maternidade e construção de uma pauta de apoio à mulher na sociedade.

Segundo a advogada Kellen Pedreira “é preciso que tenhamos mais representativa junto à Ordem, para que possamos pensar e efetivar políticas de inclusão para a mulher advogada.”

A procuradora federal, Teresa Ibiapina, que esteve presente no evento, destacou que “este é o único movimento constituído no Tocantins em favor da mulher advogada, buscando inclusão e maior participação nos quadros da Ordem.”

Compõem a comissão organizadora do MMM/OAB, as advogadas: Delicia Ferreira Feitosa, Denise Sucena Canedo, Édila Milhomem, Fernanda Rodrigues, Fernanda Halum Pitaluga, Fernanda Ruiz, Isabel Cristina Ferreira, Kellen Pedreira do Vale, Marinólia Dias dos Reis, Quinara Resende e Thais Ramos Rocha.