Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Atendendo a uma solicitação da Promotoria de Justiça de Filadélfia, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado Tocantins (Adapec) realizou com apoio da Polícia Militar, nesta terça-feira, 19, em Filadélfia, a 479 quilômetros de Palmas, uma operação de fiscalização e combate ao abate clandestino no matadouro municipal, interditando o mesmo por não atender as exigências sanitárias.

Na operação os inspetores de defesa agropecuários do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) constataram que o matadouro municipal atuava de maneira irregular sem registro em nenhum órgão competente, além disso, não cumpria normas básicas sanitárias. A Adapec interditou o matadouro e notificou um representante da prefeitura, orientando este, a atender uma série de exigências legais, para o funcionamento do mesmo.

Segundo a inspetora de Defesa Agropecuária da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, a partir das constatações, Agência elaborará um relatório, que será encaminhado para a promotora de Justiça de Filadélfia, Cynthia Assis de Paula, informando sobre as irregularidades detectadas e indicando as medidas a serem tomadas pelo município para a regularização do matadouro.

“Esta ação da Adapec e do Ministério Público visa combater o abate clandestino de animais e garantir que os produtos cheguem até os consumidores com qualidade sem colocar em risco a saúde pública,” disse Joseanne.

A Adapec informa que recebe denúncias sobre irregularidades de qualquer parte do Estado, para isso, basta ligar no Disque Defesa no telefone: 0800-631-122