Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa do 2° encontro de piscicultores da Região Sul do Tocantins. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, acontecerá de 20 a 22 de maio, no Espaço Cultural da cidade.

Dentro da programação do evento, a técnica do Ruraltins, Cássia Bento, ministrará um curso em Processamento, Corte e Preparo de Pescado, voltado para as merendeiras das escolas municipais. A capacitação será no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Laboratório de Processamento de Alimentos.

“Na oficina serão repassadas informações sobre as práticas de conservação e processamento, armazenamento, cortes, cuidados básicos de boas práticas de manipulação e elaboração de pratos à base de pescado, além de uma demonstração de receitas elaboradas com a carne de peixe mecanicamente separada (CMS)”, afirma a técnica.  

Segundo informações da secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente a partir desse encontro os piscicultores poderão  compartilhar informações sobre gastronomia do pescado e seus diferentes cortes.

“Não podemos deixar de incentivar esses trabalhadores, a piscicultura tende a crescer cada vez mais e nossa região tem altíssimo potencial, por isso esses encontros com palestras e capacitações são fundamentais”, ressaltou o secretário da pasta Raimundo Wagner.

A diretora de Agricultura e Pecuária do município, Alice Jorge, explica que o objetivo desse encontro é “promover a comercialização e divulgar o potencial da piscicultura de Gurupi”.