Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

O governador Marcelo Miranda retorna nesta quinta-feira, 21, de Brasília, trazendo diversos benefícios para a segurança pública, concedidos pelo Ministério da Justiça (MJ). O ministro José Eduardo Cardoso afirmou que fará de tudo para atender ao Tocantins. "Sentimos do governador e de sua equipe não só vontade de superar os problemas, mas competência e determinação", afirmou.

O Ministério da Justiça doou ao Estado 86 coletes a prova de balas, veículos e munições. Apenas os coletes já representam recursos no valor de aproximadamente R$ 500 mil. Os equipamentos são oriundos da Força Nacional e agora serão destinados a atender demandas urgentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O ministério também garantiu a instalação, ainda neste ano, de um Centro de Comando e Controle. O sistema integra as forças de segurança e fará o monitoramento das ocorrências criminais em tempo real. Como o sistema não estará totalmente instalado até o mês de outubro, o MJ cederá um Centro de Comando móvel para ampliar a segurança durante os Jogos Mundiais Indígenas.

Em contrapartida, o Estado se comprometeu a ceder contingente policial para auxiliar a Força Nacional no esquema de segurança planejado para as Olimpíadas de 2016. Os policiais receberão treinamento e atuarão na equipe durante cerca de um mês com remuneração especial custeada pela Força Nacional.

Tocantins será incluído em programas do Ministério

Além dos equipamentos, o ministro José Eduardo Cardoso, garantiu que buscará alternativas para incluir o Tocantins em diversos programas de segurança pública que já estão em andamento no MJ. Entre as alternativas apresentadas, uma delas pode resolver uma demanda urgente do Estado: a manutenção do helicóptero da SSP que está fora de operação.

O MJ anunciou que irá propor uma parceria de três vias Governo Federal, Governos Estaduais e Federação Nacional dos Bancos (Febraban), para obter auxílio na manutenção das aeronaves. O ministro explicou que o alto custo desse serviço é um problema para vários Estados e, devido ao trabalho efetivo da polícia no combate aos roubos a instituições bancárias e caixas eletrônicos, a Febraban teria interesse no bom funcionamento das estruturas de segurança.