Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins receberá do Ministério da Justiça (MJ) o equivalente a R$ 447.275,00 em equipamentos de segurança para o sistema penitenciário.  Os itens foram adquiridos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e serão doados, sem ônus ao Estado, com o objetivo de ampliar a segurança carcerária, evitando a entrada de aparelhos celulares, armas, drogas, entre outros proibidos nas unidades prisionais. Os novos equipamentos também permitirão a humanização do tratamento dado aos visitantes.

As doações serão entregues a vários estados em três etapas, no decorrer do segundo semestre de 2015. O Tocantins será contemplado no segundo lote, previsto para o mês de outubro. Os presídios do Estado passarão a contar com dois novos sistemas de inspeção de bagagem por Raio X, 21 portais detectores de metais, 94 detectores de metal manuais e 40 banquetas de inspeção íntima, um equipamento que permite a revista da região pélvica sem a necessidade de desnudamento.

O anúncio sobre a doação dos equipamentos foi feito durante a reunião do Depen, com dirigentes do sistema penitenciário brasileiro, que acontece desde ontem, todo o dia de hoje, 02, e amanhã, 03, em Brasília, da qual participa a secretária de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga. O primeiro dia do encontro contou com a participação do ministro José Eduardo Cardoso.

“Para o Tocantins, receber um investimento de quase R$ 450 mil representa o compromisso do governo federal com a política do sistema penitenciário no território. A compra unificada desses equipamentos de segurança assegura maior celeridade no processo de aquisição e com certeza vai assegurar melhores condições de trabalho para os profissionais nos presídios, bem como humanizar os procedimentos de inspeção nos estabelecimentos prisionais”, destacou a secretária.