Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

Plagiando o cantor baiano e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, o atual ministro da Cultura, Juca Ferreira, prometeu fazer um do-in antropológico na cultura do Tocantins. Explicou: “significa fazer massagem nos pontos do corpo cultural do País”, especialmente em estados “que tradicionalmente são secundarizados sob o ponto de vista cultural no Brasil e que precisam ser valorizados”.

A declaração foi feita durante audiência do ministro com o governador Marcelo Miranda e o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, na manhã desta quinta-feira, 21, na sede do Ministério, em Brasília. Entusiasmado com as demandas apresentadas, o ministro comprometeu-se a fazer duas visitas ao Tocantins, ainda este ano: uma durante a abertura da Conferência Estadual da Cultura, em agosto próximo; e outra durante os Jogos Mundiais Indígenas, em outubro.

“Recebo as demandas do governador Marcelo Miranda com muita alegria, por perceber uma retomada da cultura, como uma dimensão importante do trabalho do Governo do Estado. [...] Vamos fazer uma parceria para zerar as pendências na área, pra gente poder avançar. Vamos processar. Vamos buscar atender e apoiar esse processo de retomada da cultura tocantinense”, afirmou. 

A avaliação do governador Marcelo Miranda foi que o "resultado altamente positivo, pois percebemos o entusiasmo, o compromisso do ministro para com a cultura do Tocantins, neste momento delicado pelo qual o Estado atravessa. Os apoios serão transformados em valores culturais, em benefícios para toda a sociedade tocantinense”, disse. 

Apoio a projetos

O secretário Melck Aquino, com uma demanda inicial de 15 projetos a serem apresentados ao ministro, decidiu concentrar esforços para obter apoio de cinco, que considerou prioridade.“O ministro entendeu nosso momento, nossa ansiedade e superou nossas expectativas”, afirmou. 

Receberam sinalização positiva do Ministério os seguintes projetos: 13ª edição do Salão do Livro, com previsão para acontecer em setembro próximo; Feiras Gastronômicas e Culturais do Circuito das Águas, previstas para serem realizadas em diversos municípios do interior do Estado, entre os meses de maio e junho de 2016; Circuito Cultural do Território Criativo MaToPiBa, em outubro e novembro deste ano, como forma de valorizar as manifestações culturais desses estados; a Capacitação de Gestores, Produtores Culturais e de Artistas; e a Revitalização do Museu Histórico Palacinho. Vale ressaltar que todas as demandas da Secretaria da Cultura estão em consonância com as metas do Plano Nacional de Cultura, do governo federal.

O secretário, durante a audiência, também apresentou um breve histórico da cultura no Tocantins e o esforço do Governo do Estado para pagar Editais de 2013. Ele também ressaltou o compromisso de campanha do governador Marcelo Miranda na criação da Secretaria da Cultura. “Ressalto ainda que as presenças do governador e da deputada federal Josi Nunes deram peso político ao encontro e empoderou a área da cultura”, concluiu o secretário Melck Aquino.