Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para doar é necessário pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos

Para doar é necessário pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Para doar é necessário pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos Para doar é necessário pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos

O Hemocentro de Palmas está com baixo estoque de sangue do tipo O negativo (O-) e precisa urgentemente receber doações. A doação pode ser realizada em qualquer uma das unidades da Hemorrede na Capital, localizadas na Quadra 301 Norte, Conjunto 1, lote 2 (próximo ao Detran) ou na Unidade de Coleta do Hospital Geral de Palmas (HGP). Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados das 7 às 12 horas.

“O sangue O negativo é considerado um sangue mais raro. O doador pode doar para pessoas que tem outros tipos de sangue, mas só pode receber se for sangue O negativo”, explica a enfermeira do Setor de Captação do Hemocentro, Priscila Rodrigues.

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos – menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. A idade limite para primeira doação é 60 anos. A pessoa também deve estar bem alimentado, não  ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas duas horas, além de evitar alimentos gordurosos.

Mais informações e endereços das unidades de coleta da Hemorrede em todo Estado podem ser obtidas pelo telefone 0800-642-8822 ou através do site  http://hemoto.saude.to.gov.br.