Os culinaristas palmenses interessados em participar do 9º Festival Gastronômico de Taquaruçu devem ficar atentos, e começarem a preparar suas receitas para inscrição nesta edição do Festival. As inscrições começam na terça-feira, 26, e seguem até sexta-feira, 29.
Os interessados deverão entregar a ficha de inscrição e a receita concorrente pronta, e esta deverá ser preparada contendo obrigatoriamente com pelo menos um dos seguintes ingredientes regionais: pequi, coco de babaçu, carne de sol, carne seca, chambari, peixes (tucunaré, tambaqui, pirarucu, surubim), mandioca, caju, manga, buriti, murici, cagaita, cajá, amor perfeito, milho in natura, paçoca de carne seca, feijão trepa pau, fava.
Nesta edição do Festival, além dos culinaristas terem que inscrever a sua receita já elaborada, eles terão também que participar de uma etapa de degustação, onde serão submetidos à avaliação de profissionais da área de gastronomia da cidade. Serão classificados no máximo 100 pratos, sendo 40 comidinhas salgadas, 30 pratos salgados e 30 pratos doces nesta etapa. Após a etapa de degustação serão selecionados 70 melhores pratos (sendo 30 comidinhas salgadas, 20 pratos salgados e 20 pratos doces) que estarão na disputa dos melhores pratos do Festival.
Categorias/Premiação
As receitas serão classificadas nas seguintes categorias: 1.Comidinhas salgadas (sanduíches, pamonhas, salgados, tapiocas, crepe, pastel, tortas em geral, pizza, cuscuz); 2.Prato salgado (proteína com acompanhamentos); 3.Prato doce.
Os prêmios para os vencedores da competição serão os seguintes: Comidinhas Salgadas (1º colocado: R$ 5 mil; 2º Colocado: R$ 2 mil e 3º Colocado: R$ 1 mil); Categoria Pratos Salgados (1º colocado: R$ 5 mil; 2º Colocado: R$ 2 mil e 3º Colocado: R$ 1 mil); Categoria Pratos Doces (1º colocado: R$ 5 mil; 2º Colocado: R$ 2 mil e 3º Colocado: R$ 1 mil).
As inscrições poderão ser realizadas no Centro de Atendimento ao Turista de Taquaruçu (Catur), Praça Vereador Tarcisio Machado da Fonseca e no Centro de Convenções Parque do Povo de Palmas, no Plano Diretor Sul, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante ao pagamento da taxa de R$ 50,00 que deverá ser paga por meio de um Documento de Arrecadação Municipal (DAM). (Secom Palmas)