Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira Com as inscrições abertas, as turmas de terceiro ano intensificam os preparativos para o Enem Com as inscrições abertas, as turmas de terceiro ano intensificam os preparativos para o Enem
  • De olho numa vaga em universidade pública Yan Fernandes passa a maior parte do tempo fazendo exercícios
  • Andreia Santos busca na internet assuntos complementares para se preparar melhor

Começou nesta segunda-feira, 25, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições vão até o dia 5 de junho e poderão ser feitas no site  HTTP://enem.inep.gov.br.. Os estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio nas escolas públicas estão isentos de pagar a taxa. Os demais interessados em fazer as provas deverão pagar uma taxa de R$ 63,00.

Em Palmas, muitos alunos estão se preparando para obter uma boa nota no Enem, na busca de vaga na Universidade Federal do Tocantins (UFT). É o caso de Yan Fernandes Gabino, de 16 anos, aluno do Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes. Ele estuda pela manhã, à tarde frequenta um cursinho e, no período da noite, faz exercícios simulados e tira dúvidas, principalmente de Matemática e Física. “Desejo cursar Engenharia Civil e para isso estou estudando dobrado para obter sucesso no Enem. O esforço valerá a pena”, frisou.

Outra aluna que também está se dedicando aos estudos para o Enem é Andreia Santos, de 17 anos, também do CEM Tiradentes. Ela está na escola pela manhã, trabalha a tarde e quando chega em casa, intensifica os estudos, de olho na redação e Ciências Exatas. “Pretendo cursar Engenharia Civil e por isso estudo muito Matemática. Utilizo as dicas e os exercícios da internet para me preparar melhor”, contou.

A professora de Biologia da unidade escolar, Juliana Gerindello Kern, explicou que incentiva os alunos a buscarem conhecimentos, além do que é passado em sala de aula. “Sugiro várias atividades paralelas como vídeos, artigos e os exercícios disponíveis na internet”, frisou.

De olho no edital

Os estudantes devem estar atentos ao edital do Enem, seus anexos e atos normativos. Para a inscrição é solicitado o número de CPF e o número da Carteira de Identidade. As provas do Enem serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro deste ano.

O Enem foi criado em 1998 e, atualmente, funciona como forma de ingresso nos cursos superiores de faculdades e universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e como forma de concorrer a vagas em instituições privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).