Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal César Halum (PRB-TO) assinou nessa quarta-feira, 27, requerimento solicitando a criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Câmara, para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pedido, que precisa de 171 assinaturas para ser protocolado, já possuía mais de 100 até o momento do fechamento desta matéria. "Este é o momento de definitivamente moralizarmos o nosso futebol, e não podemos perder a oportunidade. Esperamos desmontar de uma vez por todas essa caixa-preta que existe dentro da CBF e de suas afiliadas", afirmou o deputado.

Halum também criticou as reeleições constantes dos presidentes das federações estaduais de futebol e ligas. O republicano citou como exemplo o Tocantins, que desde sua criação, há 26 anos, tem Leomar Quintanilha como presidente da Federação Tocantinense de Futebol, que segundo o parlamentar tem se ausentado bastante, deixando um superintendente “vitalício” no comando.

“Mesmo com todo respeito que tenho ao atual presidente, creio que é preciso acabar com essas verdadeiras capitanias hereditárias no esporte, pelo futuro das federações e confederação. Isso atrapalha o desenvolvimento e inovação de ideias que podem ser melhor para a modalidade, além de impedir que o nosso futebol profissional cresça. Hoje os times seguem sozinhos e sem apoios, enquanto isso a federação só os explora”, concluiu.

Prisões na Fifa

Na manhã desta quarta-feira a Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), por meio da polícia da Suíça, prendeu sete dirigentes ligados à Federação Internacional de Futebol (Fifa) por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão envolvendo a organização de competições e contratos de marketing e televisionamento. Entre eles está o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que deixou o cargo em abril deste ano. Ele atualmente ocupa uma das cinco vice-presidências da entidade.