Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Félix Carneiro

Depois de um mês de mobilização, o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) encerrou oficialmente as ações do Movimento Maio Amarelo. A blitz educativa aconteceu nesta sexta-feira, 29, em frente ao Colégio da Polícia Militar em Palmas (CPM). Antes de iniciar esta atividade, os alunos participaram de um bate papo com servidores do Detran, onde foi apresentado o panorama da violência do trânsito no Brasil e a importância das leis de trânsito. 

Durante a blitz, que contou com a participação dos alunos, houve distribuição de panfletos e abordagens educativas.  De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito do Detran, Vinícius Parrião, o envolvimento desses alunos é muito importante. “Eles serão futuros condutores. Com essas informações pretendemos torná-los mais conscientes e preparados”, destacou. 

No Tocantins, 30 cidades aderiram ao Maio Amarelo. Durante a campanha, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) realizaram blitze, palestras, ações com servidores públicos e postagens informativas sobre o Movimento nas redes sociais. “Sabemos que os resultados do Maio Amarelo serão vistos a médio e a longo prazo. Agradecemos o envolvimento e o apoio de todos que participaram desse movimento e contribuíram com a formação de condutores mais conscientes”, agradeceu o presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete. 

Maio Amarelo

O objetivo do Movimento, que iniciou em 2014, é desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária.

A mobilização de toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos como os órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada vem para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações, e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em 2014, o Movimento alcançou mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Neste ano, o Maio Amarelo já contabiliza mais de 500 adesões formais de entidades da sociedade civil, governamentais, empresariais e não-governamentais. 

Além do Brasil, mais 18 países apóiam e desenvolvem ações de conscientização, como é o caso dos Estados Unidos, México, Argentina, Espanha, Austrália, Índia e Angola.

Para mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo acesse o site www.maioamarelo.com.br.