Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O trabalho de 789 voluntários, a participação de 74 empresas e instituições parceiras oferecendo 114 serviços gratuitos à população resultou em 35.495 atendimentos para 6881 pessoas na 22ª edição da Ação Global no Tocantins neste sábado, 30/5. Realizado em todo Brasil, o evento foi sediado no município de Gurupi, sul do estado, na Unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizador do projeto em parceria com a Rede Globo/TV Anhanguera.

Os resultados superaram a expectativa inicial de totalizar 20 mil atendimentos para 5 mil pessoas. O tema deste ano foi Qualidade de Vida (eventos esportivos, sociais, culturais e de bem estar), área que concentrou as ações mais procuradas do evento (20.093 atendimentos).

“O Sesi com seu perfil aglutinador envolve seus parceiros neste importante projeto para transformar a força do trabalho conjunto em resultados tão importantes para a população como estes que alcançamos hoje”, avaliou o superintendente do Sesi Tocantins, Charles Alberto Elias. “A gente espera que cidadania seja algo que aconteça todo dia, mas como isso infelizmente não acontece sempre nos unimos ao Sesi para propiciar este dia à comunidade”, disse o diretor da TV Anhanguera/ Jaime Câmara no Tocantins, Jean Teixeira.

A Ação Global é realizada em 26 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços gratuitos como corte de cabelo, consultas médicas e exames, apresentações artísticas, recreação infantil, emissão de documentos, entre outras. O vice-presidente do Sistema Fieto, Carlos Suzana, agradeceu os parceiros de Gurupi. “São pequenos serviços, mas que fazem falta à comunidade. A participação dos nossos parceiros foi 100%, eles não mediram esforços e comprometimento para exercer a cidadania”.

Uma das beneficiadas pela Ação Global foi Josefa da Silva, de 67 anos, que aproveitou o evento para retirar a segunda via de seu documento de identificação (RG). “Vi a oportunidade de tirar meu documento na Ação Global e estou muito feliz”, comemorou.

A vice-governadora do Estado do Tocantins, Claudia Lelis, visitou as ações e parabenizou a organização do Sesi e Rede Globo/TV Anhanguera. “É um evento de grande importância, pois leva solidariedade, cidadania e os serviços públicos para perto da comunidade”, observou.