Em Gurupi, profissionais de saúde e acadêmicos da área tiveram a oportunidade de participar, nessa sexta-feira, 29, de uma capacitação sobre infecção hospitalar, durante a IV Semana de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional de Gurupi (HRG).
Na abertura do evento, organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o diretor geral do HRG, Celso Alencar, destacou a importância das palestras e a participação dos atuais e futuros profissionais. “O controle de infecção dentro de uma unidade hospitalar é responsabilidade de todos”, destacou.
O diretor técnico da unidade, Iure Garcia, ressaltou que a direção do hospital está trabalhando para oferecer um atendimento humanizado e que a intenção é aumentar o número de capacitações.
Já o médico presidente da CCIH, Adlai Lustosa, disse que o evento é importante para a ampliação do conhecimento e também para integrar a classe e salientou que no serviço público, em especial na saúde, é importante a participação de todos no sistema.
Palestras
A primeira palestra do evento foi com a psicóloga Anita Coelho, que falou sobre o HumanizaSus, que trabalha a partir de possibilidades e experiências concretas que devem ser aprimoradas e multiplicadas.
A psicóloga destacou que humanizar é tornar a ação afável. “A partir do momento em que a dor alheia não atinge o profissional, significa que ele está muito doente. A Humanização é a proposta de uma nova relação entre usuários e servidores”, disse.
Já o fisioterapeuta, Geovane Rossone, falou sobre “Prevenção de Infecções em UTI com Foco na Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica”. Em sua fala, o profissional enfatizou o quanto é imprescindível a lavagem das mãos, que deve levar, em média, 40 segundos. “Esse ato deve ser feito ao entrar na UTI, antes de tocar o paciente, antes de manipular a medicação e após tocar o paciente”, destacou.
No período da tarde, foram ministradas as palestras “Acidente Ocupacional com Risco Biológico, Profilaxia e Segmento”,com a médica Virginia Ayer, “Itrogenia”, com o médico Adlai Lustosa e ainda “A Importância do Uso Racional dos Antimicrobianos no Âmbito Hospitalar”, com a farmacêutica Sara Falcão.
A enfermeira e coordenadora da CCIH, Marília Pantoja, comemorou a participação dos acadêmicos e servidores do HRG no evento e enfatizou como as palestras foram esclarecedoras.
A acadêmica de Enfermagem, Wyllamara Alves, disse que aprovou a iniciativa do hospital e que toda oportunidade de ampliar o conhecimento é válida. “Gostei de todos os temas abordados. Sempre participo desses eventos, mas sobre infecção hospitalar, esse foi o primeiro e foi muito esclarecedor”, comentou.
“Essas palestras foram essenciais para termos conhecimento das situações que vamos enfrentar no nosso dia a dia dentro do hospital”, finalizou Thámara Ferreira, acadêmica de Enfermagem.