Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 Durante palestra, Sara Falcão falou sobre os cuidados da manipulação de antibióticos

Durante palestra, Sara Falcão falou sobre os cuidados da manipulação de antibióticos Foto: Heliana Oliveira

Foto: Heliana Oliveira  Durante palestra, Sara Falcão falou sobre os cuidados da manipulação de antibióticos Durante palestra, Sara Falcão falou sobre os cuidados da manipulação de antibióticos

Em Gurupi, profissionais de saúde e acadêmicos da área tiveram a oportunidade de participar, nessa sexta-feira, 29, de uma capacitação sobre infecção hospitalar, durante a IV Semana de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional de Gurupi (HRG). 

Na abertura do evento, organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o diretor geral do HRG, Celso Alencar, destacou a importância das palestras e a participação dos atuais e futuros profissionais. “O controle de infecção dentro de uma unidade hospitalar é responsabilidade de todos”, destacou.

O diretor técnico da unidade, Iure Garcia, ressaltou que a direção do hospital está trabalhando para oferecer um atendimento humanizado e que a intenção é aumentar o número de capacitações.

Já o médico presidente da CCIH, Adlai Lustosa, disse que o evento é importante para a ampliação do conhecimento e também para integrar a classe e salientou que no serviço público, em especial na saúde, é importante a participação de todos no sistema.

Palestras

A primeira palestra do evento foi com a psicóloga Anita Coelho, que falou sobre o HumanizaSus, que trabalha a partir de possibilidades e experiências concretas que devem ser aprimoradas e multiplicadas.

A psicóloga destacou que humanizar é tornar a ação afável. “A partir do momento em que a dor alheia não atinge o profissional, significa que ele está muito doente. A Humanização é a proposta de uma nova relação entre usuários e servidores”, disse.

Já o fisioterapeuta, Geovane Rossone, falou sobre “Prevenção de Infecções em UTI com Foco na Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica”. Em sua fala, o profissional enfatizou o quanto é imprescindível a lavagem das mãos, que deve levar, em média, 40 segundos. “Esse ato deve ser feito ao entrar na UTI, antes de tocar o paciente, antes de manipular a medicação e após tocar o paciente”, destacou.

No período da tarde, foram ministradas as palestras “Acidente Ocupacional com Risco Biológico, Profilaxia e Segmento”,com a médica Virginia Ayer, “Itrogenia”, com o médico Adlai Lustosa e ainda “A Importância do Uso Racional dos Antimicrobianos no Âmbito Hospitalar”,  com a farmacêutica  Sara Falcão.

A enfermeira e coordenadora da CCIH, Marília Pantoja, comemorou a participação dos acadêmicos e servidores do HRG no evento e enfatizou  como as palestras foram esclarecedoras.

A acadêmica de Enfermagem, Wyllamara Alves, disse que aprovou a iniciativa do hospital e que toda oportunidade de ampliar o conhecimento é válida. “Gostei de todos os temas abordados. Sempre participo desses eventos, mas sobre infecção hospitalar, esse foi o primeiro e foi muito esclarecedor”, comentou.

“Essas palestras foram essenciais para termos conhecimento das situações que vamos enfrentar no nosso dia a dia dentro do hospital”, finalizou Thámara Ferreira, acadêmica de Enfermagem.