Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Com discussões voltadas para uma característica típica do Tocantins, a 21ª Semana Estadual do Meio Ambiente será realizada entre os dias 1º e 12 de junho. A abertura oficial do evento, que tem em 2015 o tema Queimadas: Prevenção e Combate, será realizada na próxima segunda-feira, 1º, às 14h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O objetivo, conforme a coordenação do evento, é chamar atenção para o período de estiagem que se aproxima e orientar a população sobre os cuidados que se deve tomar para prevenir as queimadas e/ou fazê-las de forma controlada com anuência do órgão responsável.

De acordo com a técnica da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação, Roselice Ferreira Silva, a temática central da edição 2015 da Semana do Meio Ambiente foi definida após intensas reuniões entre os membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – entidade que é presidida pelo secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira. “O tema foi selecionado devido a proximidade do período de estiagem e recorrentes queimadas, tanto rurais, quanto urbanas”, explicou.

Mais do que orientar os participantes sobre os problemas ocasionados por queimadas fora de controle, a 21ª Semana do Meio Ambiente servirá como um elemento potencializador de políticas públicas. “Será, portanto, um momento destinado a viabilizar os processos de discussão e sensibilização para estimular a mudança de hábito da população com relação ao uso do fogo”, destacou Roselice.

Em 2015, o evento será expandido para fora de Palmas, conforme informou a técnica da Seduc. De acordo com ela, Diretorias Regionais de Educação (DRE) e escolas de outros municípios já demonstraram interesse em participar, mesmo que à distância, das atividades da Semana. “Nós já tivemos pedidos das DRE e de escolas e estamos enviando o material que será usado na Semana do Meio Ambiente, para que as discussões sejam ampliadas para todo o Estado”, frisou.

Programação

A abertura oficial da 21ª Semana Estadual do Meio Ambiente está marcada para a próxima segunda-feira, 1º, a partir das 14h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Na ocasião, será realizado o lançamento da operação de combate às queimadas promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, bem como a assinatura do termo de convênio com ONGs e municípios que serão atendidos na operação. Além disso, durante a solenidade de abertura, veículos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) também serão entregues como aportes à operação.

Além disso, a programação do evento conta ainda com uma intensa lista de atividades que envolve apresentações artísticas, rodas de debate, plantio de mudas de árvores, palestras, oficinas, capacitações. (Ascom Seduc)