Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 2, para cobrar do Governo do Estado a reativação do Portal da Transparência, a redução do número de servidores comissionados e também o pagamento da data-base aos servidores efetivos do Poder Executivo.

Eduardo Siqueira disse não entender os motivos de a atual gestão não disponibilizar para a população, as informações relativas a pagamentos e recebimentos. OpParlamentar citou também que, na gestão Siqueira Campos, o Tocantins chegou a ser um dos 10 primeiros Estados do País em transparência. Eduardo relembrou uma manchete do Jornal do Tocantins, de 7 de abril de 2015, destacando a inexistência do Portal da Transparência desde o início da atual gestão. Fato que continua inalterado. “Não entendo essa dificuldade, se funcionou (Portal da Transparência) entre 2011 e 2014 é possível fazer funcionar agora. Não adianta o Governo dizer que pagou pois não há como a população saber o que foi pago e a quem foi pago sem transparência”, questionou.

O deputado cobrou também a redução do número de servidores comissionados, que atualmente geram um custo mensal de cerca de R$ 11 milhões aos cofres públicos. “Sinceramente, não imagino algumas dessas pessoas saindo de suas casas e indo trabalhar. Mas sim, estão apenas recebendo os salários”, afirmou o Parlamentar ao citar nomeações de ex-gestores municipais, com nomeação já publicada no Diário Oficial.

Eduardo Siqueira voltou a requerer do Governo do Estado o pagamento da data-base dos servidores do Poder Executivo e citou que a atual gestão não reduziu Secretarias e nem cargos em comissão. “Vejo com otimismo o avanço que, antes era de um parcelamento em três vezes, mas agora a proposta é para que a data-base seja paga toda neste ano”, disse.

O parlamentar voltou a relembrar o discurso de posse de Marcelo Miranda em 1º de janeiro de 2003, quando assumiu o Governo pela primeira vez. Segundo o deputado, na época, Miranda reconheceu que recebia de Siqueira Campos “um dos Estados mais organizados do Brasil, com a folha em dia, com folha de pagamento lá embaixo e capacidade de investimento lá em cima, com dinheiro em caixa e classe AA de investimento do Tesouro Nacional”, afirmou o deputado dizendo que trará para exibir na Assembleia, o vídeo na íntegra deste discurso.