Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Zezinha Carvalho

Foto: Zezinha Carvalho

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) participou na tarde dessa segunda-feira, 01, no Palácio do Araguaia, do lançamento da 21ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins, que tem como tema “Queimadas: Prevenção e Controle”. Ao lado do governador Marcelo Miranda (PMDB), da vice-governadora, Cláudia Lélis (PV), da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Ribeiro de Moura Carreira, e demais autoridades do estado, a deputada prestigiou a assinatura de protocolos e termos de cooperações para ações de prevenção, combate e controle de queimadas.

Na ocasião, Valderez discursou para os presentes e destacou a sua disponibilidade, como presidente da Comissão de Meio Ambiente, Turismo e Saúde da Assembleia Legislativa (AL), para trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável do Tocantins.

“Sabemos que o primeiro Código Florestal foi criado em 1934, mas pouca gente do nosso Estado sabe e poucos governantes o cumpriram. Sei que não podemos deixar o alimento faltar na nossa mesa, quer seja a carne quer seja os grãos. No entanto, sua produção deve ocorrer de maneira sustentável, pois existem regras ambientais que devem ser respeitadas. Precisamos estudar para buscarmos parcerias e conhecimento, para conseguir preservar o nosso meio ambiente”, completou.

A parlamentar reforçou ainda que o seu gabinete e os trabalhos da Comissão de Meio Ambiente, Turismo e Saúde da AL estão à disposição das autoridades e da sociedade civil.

Governador 

Em seu discurso, Miranda lembrou-se da responsabilidade que tem como governante de cuidar dos problemas ambientais do Estado. Ele também destacou a importância de tomar os cuidados necessários e de seguir as leis referentes ao meio ambiente. “Um dos grandes desafios é o combate às queimadas. Estamos oferecendo as condições possíveis e a estratégias para vencer esta cultura de tacar fogo para produzir e para limpar o solo. Precisamos da sociedade para fazer a coisa certa e convidamos a sociedade para discutir conosco estas questões”, declarou.

O Governador também entregou veículos e material de proteção individual para o Corpo de Bombeiros. O Chefe do Executivo anunciou ainda a contratação de 120 brigadistas, que atenderão os municípios de Araguacema, Divinópolis do Tocantins, Dueré, Formoso do Araguaia, Goiatins, Itacajá, Lagoa da Confusão, Lizarda, Marianópolis, Novo Acordo, Paranã, Peixe, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Rio Sono, São Felix do Tocantins e Talismã.

A semana do meio ambiente

A 21ª Semana Estadual do Meio Ambiente será realizada entre os dias 1º e 12 de junho. De acordo com a programação, o evento contará com uma intensa lista de atividades que envolvem apresentações artísticas, rodas de debate, plantio de mudas de árvores, palestras, oficinas, capacitações. Conforme relatou Luzimeire, este evento tem como objetivo mostrar o compromisso do Governo com a agenda ambiental no Estado do Tocantins.