Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Parlamentares que integram a bancada federal do Tocantins, presidentes de partidos e lideranças políticas reuniram-se nessa quarta-feira, 14, visando um pacto pelo Tocantins para a construção de um novo projeto de desenvolvimento para o Estado.  

Durante o encontro, houve a avaliação das ações e da conjuntura política atual no âmbito estadual e nacional. 

O encontro suprapartidário concluiu pela implementação de 5 ações imprescindíveis ao desenvolvimento, geração de empregos e oportunidades no Estado. 

O Pacto Pelo Tocantins baseia-se também no compromisso para a construção, com amplo diálogo com todos os demais partidos e líderes, para a formação de chapa majoritária através das pré-candidaturas ao Governo e Senado dos líderes que venham agregar no pacto. Também na busca do entendimento quanto à escolha do candidato a vice-governador(a), sempre observando as pesquisas qualitativas e quantitativas de intenção de voto e os apoios políticos e partidários que construa uma chapa competitiva e preparada.

A intenção é também a montagem de chapas proporcionais para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa com nomes que representem com qualidade os municípios. 

Após a definição das regras eleitorais para 2022, cujo prazo máximo é outubro/2021, o grupo pretende avançar para deliberações, com base nos compromissos assumidos durante o encontro.

Participaram do encontro a senadora Kátia Abreu, presidente PP/TO; senador Irajá Abreu, presidente PSD/TO; ex-prefeito de Palmas/TO e presidente PSB/TO, Carlos Amastha; Laurez Moreira, pré-candidato a governador pelo PSDB; Paulo Mourão, pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores e Edson Tabocão, pré-candidato a governador pelo PSD. 

5 Ações 

1) a reestruturação da rede pública estadual de saúde e ações para ampliar a vacinação da população e medidas de prevenção e enfrentamento a pandemia do coronavírus;

2) implementação de instrumentos de combate a corrupção sistêmica no estado adotando medidas de governança na administração pública garantido a transparência em todas as ações do governo;

3) políticas de incentivos fiscais, crédito e desburocratização na atração de investimentos privados nos setores estratégicos da nossa economia como; industrialização do estado, produção de alimentos, turismo, saúde, educação, meio ambiente, recursos hídricos e inovação/tecnologia. Implementar um plano de investimentos em obras estruturantes, notadamente nas rodovias estaduais e estradas vicinais, além de PPP e Concessões a iniciativa privada;

4) combate à fome e miséria que assolam os tocantinenses principalmente os desempregados e vulneráveis. Incentivo ao esporte como instrumento de inclusão social e apoio aos nossos jovens;

5) fortalecimento e apoio aos 139 municípios do estado, através de parcerias sólidas e permanentes nas obras de infraestrutura e custeio; na pavimentação asfáltica urbana, construção de casas populares, universalização do ensino integral e a distância (EAD), no ensino público fundamental, básico, médio e técnico para qualificar nossa mão de obra local bem como medidas de apoio a segurança pública para o combate ao crime, tráfico de drogas e violências em todos os níveis.