Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Josy Karla

Com o intuito de fomentar um projeto na área de desenvolvimento regional nos municípios tocantinenses, técnicos das secretarias de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sedruh) e Secretaria de Planejamento e Orçamento reuniram-se na tarde dessa quarta-feira, 03, para alinhar as diretrizes do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial, que conta com um recurso de R$ 6,2 milhões. 

Segundo o superintendente do gabinete de gestão de Desenvolvimento Regional da Sedruh, Jorge Mendes, o projeto visa formação de consórcios intermunicipais e a implantação de uma política e plano estadual de desenvolvimento regional que beneficiará diretamente os municípios tocantinenses. “Estamos com um projeto piloto de consórcio intermunicipal que será apresentado ao Banco Mundial, que se alinhado e aprovado agilizará a finalização e manutenção das obras em andamento e construção de estradas vicinais, bueiros e pontes viabilizando o escoamento da produção dos municípios, gerando desenvolvimento direto na região”, ressaltou o superintendente.

O projeto piloto que está sendo trabalhado, a princípio abrangerá os municípios de Abreulândia, Divinópolis, Monte Santo e Dois Irmãos. “Se obtivermos sucesso neste primeiro projeto, estaremos trabalhando para a ampliação, de modo que mais municípios sejam contemplados com os consórcios”, acrescentou o superintendente regional da Sedruh, Júlio Franco.

Viagem Técnica

Por recomendação do Banco Mundial, o secretário da Sedruh, Aleandro Lacerda, juntamente com técnicos da Seplan, Sedruh e TerraPalmas, estarão empreendendo viagem nos dias 08 e 09 de junho para visita técnica com o objetivo de trocar experiências sobre consórcios intermunicipais no Estado da Bahia, que têm sido referência no Brasil. A equipe será recebida pelo vice-governador e secretário de planejamento do Estado, João Leão.