Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para a prova Travessia no Lago estarão abertas na segunda-feira, 15. O Lago da UHE de Lajeado, um dos cartões postais de Palmas, sediará a prova que acontece no próximo dia, 28. A competição faz parte da comemoração da Semana do Bombeiro, que ainda trará outras modalidades esportivas.

Ao todo 100 vagas estão disponíveis, os nadadores percorrerão um trecho de 1 km e 3 km com e sem nadadeira. A concentração acontece às 7h30min e a largada está prevista para as 8 horas. Pela primeira vez a prova não terá o percurso não passará pela Ilha Canela, como era realizado em anos anteriores. Nesta edição da competição o percurso será demarcado, seguindo as orientações da federação aquática brasileira.

O ponto de saída e chegada será a Praia da Graciosa, todo o trajeto será demarcado por bóias e contará com apoio de barcos e caiaques para fiscalização, orientação e socorro. Este ano um dos parceiros da prova é Federação Aquática do Tocantins (FAE-TO).

Em sua oitava edição a prova é considerada uma das mais complexas da Semana do Bombeiro da segurança que o evento exige. “O trabalho nesta edição está ainda mais focado na segurança dos atletas e no conforto do público que irá prestigiar o evento”, explicou o coordenador da prova, capitão dos bombeiros, Cleber Sobrinho.

Categorias e Premiação

A prova está divida em três modalidades: Bombeiro Militar nesta categoria os atletas poderão ou não nadar com nadadeira, na categoria Segurança Pública podem se inscrever militares das forças armadas e auxiliares, policiais civis e militares e a guarda metropolitana, já a categoria convidados está aberta ao público em geral.Os três primeiros colocados de cada modalidade e categoria receberão premiados com medalha e troféu.