Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A empresa Valor Logística Integrada (VLI), empresa que integra operações em ferrovias, portos e terminais intermodais, apresentou nesta última quinta-feira, 11, as oportunidades de negócios da empresa no Estado do Tocantins, a partir da implantação de dois terminais de transbordo e armazenagem de grãos.

O evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) contou com a parceria do Sistema Fieto, Sesi e Senai; Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet); Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA); Fecomércio e Sine.

Durante o encontro, a VLI mostrou as oportunidades nos setores de suprimentos e de geração de emprego. De acordo com o gerente de terminal de Palmeirante,  Nilton Cordeiro, o evento superou as expectativas: “o posicionamento da VLI no estado é de buscar parcerias. A reunião nos sinalizou que temos condições de desenvolver fornecedores locais e regionais para atender as nossas demandas, atuais e futuras”.

Além do anúncio de 122 postos de trabalho para os novos terminais nas cidades de Palmeirante e Porto Nacional, a VLI expôs as demandas específicas para as empresas e prestadores de serviços.

O empresário, Ermilson Vieira, ressaltou a importância do canal aberto pela VLI com possíveis parceiros regionais: “Sempre esperamos que grandes empresas se instalem em nosso Estado e comprem dos fornecedores locais. É uma oportunidade que temos para ampliar as nossas empresas e de gerar mais vagas de emprego”.

Crescimento

O corredor Centro-Norte, que engloba os estados do Tocantins e Maranhão, está na rota de crescimento da VLI. Trata-se de uma região onde é projetado o desenvolvimento do Brasil nos próximos anos de forma mais expressiva. No Tocantins, além das unidades de operação ferroviária e o Terminal Integrador Palmeirante, a VLI está construindo dois novos terminais integradores destinados ao transbordo de grãos – o Terminal Integrador Palmeirante II e o Terminal Integrador Porto Nacional.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.