Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlos Magno

Respeitar, proteger e cuidar dos idosos. Esses foram os pedidos ouvidos durante a Caminhada Mobiliza, ação de combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, promovida pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps), que aconteceu nesta segunda-feira, 15, em Palmas. A ação teve início na Avenida Juscelino Kubitschek (JK) e finalizou no Palácio Araguaia, onde os participantes foram recebidos pela governadora em exercício, Claudia Lelis.

O evento, que reuniu cerca de cem participantes, contou com a presença da secretária de Defesa Social, Gleidy Braga, acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), servidores das instituições parceiras da campanha Mobiliza e populares.

A ação visa celebrar o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, comemorado anualmente no dia 15 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos.

Ao recepcionar os participantes da caminhada, a governadora Claudia Lelis ressaltou a importância do respeito às pessoas idosas e frisou as ações que o Estado vem desenvolvendo nesta área. “Respeitar o idoso é respeitar o nosso próprio futuro. Por isso, na semana passada o governador Marcelo Miranda, juntamente com a secretaria do Trabalho e Assistência Social, coronel Patrícia [Amaral], estiveram reunidos com a secretária nacional de Assistência Social [Ieda Castro],  discutindo a reabertura dos CRAS [Centro de Referência da Assistência Social], em Palmas, por entender que isso é de suma importância para os nossos idosos”, lembrou.

Vítima da violência

Maria Luzinete da Silva, 67 anos, moradora do Aureny IV, relatou uma agressão da qual foi vítima há cerca de um ano. “Eu vinha andando à noite com uma amiga e, de repente, fomos abordadas por um ciclista. Ficamos muito nervosas, pois ele jogou a bicicleta para cima de mim e começou a me agredir. A minha sorte era que naquele momento passavam alguns rapazes pela rua que gritaram, pedindo que ele me soltasse. Minha sorte é que o agressor ficou com medo e foi embora”, relatou.

De acordo com a secretária Gleyde Braga, os casos de violência contra os idosos devem ser denunciados pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR). A ligação é gratuita e anônima. Após registrada, a denúncia é encaminhada ao órgão responsável.  Além desse meio, há também a Delegacia do Idoso e os conselhos de defesa dos direitos dos idosos municipal e estadual.

Campanha Mobiliza

A campanha abrange todos os 139 municípios do Estado, por meio de secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e entidades locais, na forma de sensibilização e mobilização contra a violência ao idoso.

As etapas da campanha são: Mobiliza Online, via redes sociais, na qual o internauta pode participar enviando sua foto segurando um cartaz com a frase “Respeite a Pessoa Idosa”; Mobiliza População, no contato direto com a comunidade, que será estimulada a afixar a frase “Respeite a Pessoa Idosa” na porta, janela ou muro da sua casa ou empresa; Mobiliza Laço Lilás, adereço que será utilizado pelos órgãos públicos em seus prédios; e Mobiliza Caminhada, ação realizada de forma simultânea em várias cidades do Tocantins.

Parceiros

A campanha Mobiliza conta com o apoio das secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude; do Trabalho e Assistência Social; da Educação; da Cultura; da Saúde; de Desenvolvimento Regional Urbano e Habitação; da Comunicação, bem como instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade da Maturidade, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).

Também são parceiras a Associação Brasileira dos Clubes de Melhor Idade (ABCMI), a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), o Conselho Regional de Psicologia (CRP), a Associação Brasileira da Pessoa com Alzheimer (Abraz), a Federação das Associações e Núcleos do Idoso no Tocantins (Fanito), o Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa (Neope), o Serviço Social de Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi).