Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

O cônsul-geral do Brasil em Barcelona, Espanha, José Lindgren Alves, ao dar boas-vindas à comitiva tocantinense liderada pelo governador Marcelo Miranda afirmou que “o Tocantins está no caminho certo e a Espanha foi bem escolhida para esta missão internacional, porque o país tem ótimas relações diplomáticas com o Brasil, tanto é que nossa terra é o segundo lugar preferido dos empresários espanhóis para investimentos no exterior”, disse. Até o dia 24 de junho, a comitiva do Estado tem uma série de compromissos com grupos empresariais e instituições financeiras, além da participação na Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas do (GCF) e na Expo Milão, um dos maiores eventos de negócios da Europa.

Depois de 12 horas de voo, com escala em Frankfurt, na Alemanha, a comitiva do Governo do Tocantins iniciou na Espanha a agenda internacional com uma reunião no Consulado Geral do Brasil em Barcelona. A comitiva do Governo foi recebida pelo cônsul e os principais membros de sua equipe. José Alves disse ao governador que a iniciativa do Tocantins ocorre em boa hora, porque as dificuldades em todas as áreas no País só serão superadas com soluções criativas. “Embora nunca tenha ido pessoalmente, acompanho a situação do Tocantins e vejo que é um dos estados pujantes do Brasil, um estado que tem uma história bem sucedida.  Mais do que nunca é hora de se mostrar ao mundo e a Espanha é um parceiro extraordinário do nosso País”, enfatizou o cônsul.

Durante a reunião, o governador Marcelo Miranda entregou um kit com informações sobre o Estado e presenteou o cônsul com produtos de capim dourado. Segundo José Alves, que vai estar com a comitiva tocantinense no Fórum Global para o Clima, o material é importante para atender às demandas por informação sobre o Estado. Segundo ele, todo evento ou iniciativas do Brasil na região da Catalunha, cuja capital é Barcelona, desperta muita atenção entre os empresários espanhóis. O cônsul destacou ainda que acredita que a visita à Espanha vai proporcionar bons resultados para o Tocantins.

Para Marcelo Miranda, a missão internacional começa cercada de muito entusiasmo pela boa receptividade e as palavras de incentivo do cônsul brasileiro. “É no exterior que temos a certeza de que toda a crença de que o Tocantins é a bola da vez é fato. Pela localização, a logística e nosso potencial nas mais diversas áreas, o Estado desperta grande interesse de investidores. A conversa com o cônsul brasileiro só demonstrou que estamos fazendo a coisa certa e no momento mais adequado”, destacou o governador.

Programação

Nesta terça, a comitiva tocantinense vai a Figueiras, a cerca de 110 km de Barcelona. Na cidade, haverá uma reunião com empresários locais organizada pelo grupo Empordá, que já tem investimentos no Tocantins na área de engenharia civil. Nesta reunião, estão previstos contatos com empresários de diversos segmentos. Ainda no dia 16, o governador participará da abertura da Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas do (GCF), conhecida como “Força Tarefa dos Governadores”.

Além de Barcelona e Figueiras, haverá rodadas de negócios com empresários espanhóis das áreas de energias renováveis, saúde, segurança, engenharia, águas, entre outros, que vão ser realizadas também em Madrid e Valladolid. A programação do governador Marcelo Miranda, assessores e auxiliares também inclui reuniões com instituições financeiras como a Eurofinsa e a BBVA, que na última semana anunciou interesse em adquirir as filiais brasileiras do HSBC e passar a atuar no mercado brasileiro, onde seu principal rival, o Santander é o terceiro maior banco privado.

Parte da comitiva tocantinense também seguirá para Milão, na Itália, onde o governador Marcelo Miranda visitará o pavilhão Brasil para anunciar a participação do estado na feira de negócios no segundo semestre deste ano. Também em Milão, uma equipe do governo terá reuniões com grupos de investidores. Fazem parte da comitiva tocantinense, além de Marcelo Miranda, os secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira; da Comunicação Social, Rogério Silva; os superintendentes de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro; e do Turismo, James Possapp. (Secom-TO)