Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Estado do Tocantins tem se destacado nas diversas esferas de sua atuação, seja na repressão à criminalidade, localização e recuperação de veículos furtados ou roubados, ações voltadas à comunidade ou apoio no combate ao tráfico de entorpecentes. Empenhando todo o efetivo disponível e desenvolvendo estratégias para levar mais segurança ao cidadão tocantinense, a PM também tem colhido bons resultados no que tange à retirada de armas de circulação e à prisão de infratores.

Um levantamento realizado pela Assessoria de Estatísticas e Análises Criminais da Polícia Militar e Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal mostrou que houve um crescimento do número de armas brancas e de fogo apreendidas em 2015, nos meses de janeiro a maio, num comparativo com o mesmo período do ano anterior. Também houve um aumento no número de prisões de infratores no mês de maio de 2015, em relação a maio de 2014.

Segundo os dados apurados foram apreendidas um total de 451 armas, entre brancas e de fogo, o que representa um aumento de 8,67% em relação a 2014. Só armas de fogo, foram retiradas de circulação esse ano mais de 230 unidades dos mais diversos calibres em situação irregular ou na posse de pessoas não autorizadas. Foram realizadas também 22.712 abordagens a veículos e pessoas, sendo efetuadas 499 prisões, o que representa um aumento de 5,27% nesse dado. Vale destacar que grande parte das apreensões de armas acontece durante as abordagens e averiguações a pessoas e veículos, sendo esta ação um fator importante na prevenção e combate à criminalidade.

Para o comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos “o trabalho ostensivo realizado pela PM na apreensão de armas de fogo e munições é de suma importância no combate ao tráfico de entorpecentes e crimes a ele relacionados, e possui impacto direto na redução da criminalidade, que é o nosso foco enquanto encarregados de cumprir o que determina a nossa Constituição Federal”, ressalta o Comandante. (Ascom PM)