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Estado

Foto: Manoel Lima

Representantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) Nacional e da seccional Tocantins apresentaram, nesta segunda-feira, 22, para a governadora em exercício, Claudia Lelis, o projeto Caravana do Turismo, que tem o objetivo de incentivar a divulgação dos atrativos das belezas naturais e turísticas do Estado, além das manifestações que reforçam essa atividade, a exemplo da cultura, comidas típicas e artesanato. Eles foram recebidos pela governadora no Palácio Araguaia.

De acordo com o que foi explanado durante a reunião, a proposta da caravana é levar jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas para realizarem coberturas jornalísticas e de imagens em cidades turísticas do Estado, sem custos de mídia para as prefeituras receptoras, que ficam responsáveis apenas pelas despesas da viagem, alimentação e hospedagem da equipe responsável pelo trabalho.

Na ocasião, foi solicitada parceria com o Governo do Estado, para que, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), possa fazer o trabalho de interlocução com as prefeituras para o bom andamento do projeto. “Desde a sua primeira edição, em 2001, o projeto Caravana do Turismo percorreu diversos pontos turísticos do Estado, divulgando o Tocantins tanto em âmbito nacional como internacional, através dos membros que a Abrajet possui em outros países”, disse a jornalista e diretora de Projetos Especiais da Abrajet-TO, Suzana Barros, que explicou também que a associação é uma instituição sem fins lucrativos e que, por isso, necessita de apoios provenientes da iniciativa pública e privada.

Durante a reunião, a governadora em exercício afirmou que a promoção do turismo é uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A proposta apresentada pelos membros da Abrajet vai ao encontro da política que o governador Marcelo Miranda deseja para aumentar a divulgação do Tocantins não apenas dentro do Brasil, mas também no exterior. O governador já determinou a união de esforços para alavancar esse segmento e a parceria com a Abrajet irá fortalecer ainda mais esse setor ”, disse Claudia Lelis.

Jogos Mundiais dos Povos Indígena

No encontro foram discutidos também os projetos do Governo do Estado para fomentar o turismo no Tocantins durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI). A governadora disse que está fazendo contatos com a Embratur com o intuito de receber apoio da instituição. “Já houve uma primeira conversa com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, onde foi apresentada uma proposta que tem como objetivo trazer jornalistas e investidores internacionais para realizar um Press Tur pelos principais pontos turísticos do Estado, dentre eles o Cantão, Jalapão e as cachoeiras e dunas. A proposta do Governo é que vocês da Abrajet estejam diretamente envolvidos com a realização deste Press Tour”, concluiu Claudia Lelis.

A 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas ocorrerá no período de 20 de outubro a 1º de novembro de 2015, em Palmas. A previsão é que cerca de 2.300 atletas participem do evento, que tem como lema “O importante não é ganhar, e sim celebrar”.

Participantes

Estiveram presentes ao encontro o diretor de finanças da Abrajet-TO, Penaforte Dias, que no ato representou a presidente da instituição, Luzinete Pires Bispo; a secretária-geral e representante do conselho de Ética da Abrajet Nacional, Maria Arienar; a diretora de Promoções e Eventos, Thelma Maranhão; a diretora de Comunicação Maria Rita; a diretora de Assuntos Jurídicos, Arlete Carvalho; a diretora de Projetos Especiais e de Informações da Abrajet Nacional, Suzana Barros e do vice-presidente da Abrajet Nacional, Luis de Sousa Pires.

Abrajet Tocantins

A Abrajet foi criada no ano de 1957, no Rio de Janeiro (RJ), com a proposta de divulgar o Turismo brasileiro. No Tocantins, foi fundada em 1992 com o propósito de divulgar os produtos turísticos do Estado, participar das decisões políticas do turismo em todas as suas instâncias e contribuir com a conscientização da sociedade para a importância da atividade turística para promoção humana e da economia local.