Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Zezinha Carvalho

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) assinou na manhã desta terça-feira, 23, o termo de cooperação técnica com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), que permite o desenvolvimento de tecnologias para melhorias dos serviços disponibilizados pelo Cartão do Produtor-CNA Card.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o cartão é uma ferramenta muito importante porque tem o objetivo de agilizar e facilitar a vida do produtor rural, e com a assinatura do termo, a integração de informações vai desburocratizar os serviços prestados. “De posse do CNA Card, o produtor poderá emitir a GTA da sua própria casa, isto é facilidade, economia e agilidade, que é a proposta do Governo do Estado, por meio da Agência”, disse conclamando os produtores rurais a fazerem a adesão ao cartão.

O presidente da Faet, Paulo Carneiro, destacou a importância das parcerias entre os órgãos no apoio ao produtor rural e ao agronegócio do Estado. “Estamos celebrando um grande avanço que vai trazer benefícios na hora do produtor emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal, além de acabar com as dificuldades na emissão de documentos durante feriados e finais de semana”, ressaltou acrescentando que os produtores interessados em adquirir o CNA-Card devem procurar a Faet.

De acordo com o coordenador da Tecnologia da Informação da Adapec, João Filho Borges Leite, o próximo passo será adaptar o sistema e fazer alguns ajustes de integração de dados para melhorar o acesso às informações. “A GTA poderá ser emitida para a finalidade de abate, cria, engorda, reprodução e leilão”, explicou. Outros documentos como a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), o Certificado Fitossanitário de Origem-(CFO), também poderão ser emitidos.