Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabiola Dias

Foto: Fabiola Dias

Após resultado de estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que mostra o Tocantins entre os estados que ocupam o primeiro lugar no ranking de eficiência vacinal contra febre aftosa, o Governo do Estado, por meio Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou o resultado da primeira etapa campanha de maio, onde foi imunizado 99,26%, do rebanho, um índice bem acima da meta estipulada pelo Mapa, que é de 90%.A campanha foi realizada de 1º a 31 de maio e vacinou 8.125.402 bovídeos (bovinos e bubalinos).

O rebanho tocantinense de bovídeos também foi atualizado passando de 8.115.719 animais para 8.185.721. Um crescimento de 0,86% em relação aos dados de novembro de 2014. Entre os municípios com o maior número de animais estão: Araguaçu com 322.147, seguido por Araguaína com 233.448, Formoso do Araguaia com 214.143 e Peixe com 207.187. Araguaçu é o município onde o rebanho continua crescendo significativamente, em novembro eram 295.171 animais e até maio o cresceu 9,13%, bem superior à média do restante do Estado.No índice de vacinação, 27 municípios atingiram o índice de 100% do rebanho vacinado.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, os números da primeira etapa da campanha comprova o compromisso do Governo do Estado na defesa da sanidade animal. “O governador Marcelo Miranda tem uma grande responsabilidade com o setor produtivo de nosso Estado, por isso, nós, juntos com os produtores rurais somos combativos na defesa do nosso status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação,” disse o presidente. O Mapa e as Unidades Federativas trabalham para tornar o Brasil livre da aftosa sem vacinação a partir de 2020.

O gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, José Pereira Veloso Júnior, explicou que os animais que não foram vacinados receberão a dose da vacina de maneira assistida pelos técnicos da Adapec. “Os proprietários que não vacinaram o rebanho serão notificados e autuados, a partir daí, faremos o agendamento das propriedades e a vacinação destes animais será acompanhada pelos técnicos da Agência,” disse Veloso. Ele garantiu que com esta ação o Tocantins chegará a 100% do rebanho de bovídeos vacinados.