Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 1ª edição do Rally Baja Jalapão 500 começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 03 de julho. Antes de acelerarem, pilotos e navegadores de motos, quadriciclos e UTV’s participarão da parte burocrática da competição, toda programada para o Parque de Apoio do evento, localizado na Praia da Graciosa, em Palmas (TO). As vistorias técnicas terão início às 14h, o briefing será às 18h e em seguida acontece a Largada Promocional. Já a disputa para os inéditos 600 quilômetros em um dia na modalidade do Brasileiro de Rally Baja, será no sábado, dia 04 com início às 5h30. 

O piloto Gabriel Varela se diz preparado para o grande desafio deste sábado. "O Baja Jalapão será uma prova que com certeza irá entrar para a história do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e é a maior prova neste estilo já feita no Brasil, além de conter todos os tipos de terreno e paisagens jamais vistas. Minha expectativa é boa, por já ter treinado na região e saber mais ou menos o tipo de prova que vamos encontrar. Vou andar com cabeça para não ter problemas e tentar subir na tabela do campeonato", declarou o piloto de Barueri/SP, inscrito com o UTV Can-Am Maverick X-RS/Super Production, da equipe Divino Fogão Rally Team. 

Já Leandro Torres, espera que seja uma das provas mais duras existente até hoje. "O Rally dos Sertões que participei não era um rali Baja, então será tudo novo. Será um treino típico do rali mais duro do mundo, o Dakar", disse o piloto paulistano do UTV Polaris XP 1000 Turbo, preparado pela equipe Torres Racing/Brasil Off Road. 

Os pilotos irão acelerar no Jalapão que é considerado uma das etapas mais duras em todas as competições que já o desbravaram, devido às longas distâncias percorridas, variedade de piso, areia pesada e alta temperatura. "A expectativa é grande por ser uma prova bastante longa e exigir muito do carro e da resistência dos pilotos. Vou tentar focar numa tocada consciente, sem abusos e finalizar com êxito", contou André Corrêa, de Mairiporâ (SP), que estará no comando do UTV Polaris RZR XP 1000/Production. 

Entre os quadriciclos, Jérémy Dubois, utilizará toda a concentração para manter um bom ritmo e completar o certame. "Estou bem ansioso, pois nunca fui nessa região e não consigo imaginar qual será o cenário. Mas, com certeza, não estou indo para lá com intenção de fazer uma corrida maluca, meu maior desafio será de não quebrar e chegar no fim. A classificação será consequência disso, pois será uma corrida muita diferente dos ralis baja comuns, vai precisar de ter a cabeça fria para poder terminar essa prova inteiro e sem quebrar o material", diz o piloto que representa a cidade de Taubaté (SP). 

O Baja Jalapão 500 é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio da Can-Am, apoio Prefeitura Municipal de Palmas, Governo de Tocantins, Bike Box, Balau Racing, Unicom, Prefeitura Municipal de Ponte Alta, Marca Motors Mitsubishi e Munart Hotel. A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo. 

Programação Rally Baja Jalapão 500: 

03/07 - Palmas (TO)

Local: Box - Praia da Graciosa

13h às 17h - Secretaria de prova

14h às 17h - Vistoria

18h - Briefing 

04/07- Palmas (TO)

Local: Praia da Graciosa

5h30 - Largada

DI - 10 km

TE - 433 km

DF - 183 km

Total: 626 km

21h - Premiação 

Hotel Oficial:

Munart Hotel - www.munarthotel.com.br

Q 104 SUL, No. 53, AV LO 03 - Palmas/TO

Telefone - (63) 3219-3500 

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2015 (CBM): 

01 Etapa - Rally de Barretos/SP - 07 e 08 de Março

02 Etapa - Rally Ilha Comprida/SP - 11 e 12 de Abril

03 Etapa - Rally Cuesta Off Road - Botucatu/SP - 13 e 14 de Junho

04 Etapa - Rally do Jalapão 500 - Tocantins/TO - 04 e 05 de Julho

05 Etapa - Rally Serra Azul- a definir - 12 e 13 de Setembro

06 Etapa - Rally Rota SC-Tijucas/SC - 03 e 04 de Outubro

07 Etapa - Rally Rota Sudeste - a definir - 07 e 08 de Novembro

08 Etapa - Rally dos Amigos/SP - 12 de Dezembro